cabeca_noticias.gif
 

 
 

Notícias

Eventos

Colunistas

Vip´s

Torpedos

Classificados

 

 

Mude o Tamanho da Fonte: « Grande | Pequena | Normal »



 

- Por:

Caetité: Após reabertura de garimpo Mina Casarão população é beneficiada.

28/05/2012 - Por: Magal Santos





Fotos:

Caetité: Após reabertura de garimpo Mina Casarão população é beneficiada.

Na sexta-feira (27/04), moradores do Distrito de Brejinho das Ametistas, Por necessidades reabriram o garimpo Novo Casarão e Paraguai. Os dois garimpos foram lacrados através de ordem judicial cujo processo alegou irregularidades na extração da pedra.

Segundo os moradores até o momento a justiça não deu seguimento ao processo, visto que a nomeação do Juiz que dará o desfecho final ao caso não saiu.

Enquanto isso mais 300 famílias estão dependendo do garimpo para o seu sustento, haja vista que em menos de 01 mês após reabertura do garimpo Mina Casarão, foram distribuídos a população valores em dinheiro, com o rateio da venda das pedras e das faíscas, fora benefícios com remédios e viagens para tratamento médico dentro e fora do estado.


Todos os moradores estão satisfeitos com a reabertura da mina Casarão e acreditam que a justiça irá dar parecer a favor do funcionamento da mina, uma vez que a única fonte de renda daquele povo é o próprio garimpo e entendem que, quem tem o direito de exploração da mina é os moradores do distrito com vinha sendo feito durante vários anos.


“Estávamos passando necessidade, nosso sustento sai destes garimpos, se ele fechar nos vamos viver do que? Tem família que já estava faltando até o feijão, a felicidade da gente e saber que hoje podemos alimentar nossos filhos” Indagou uma moradora de Brejinho das Ametistas.

No total existem quatro garimpos no Distrito, sendo que dois estão com suas atividades normais, mas o que realmente atende ao povo e faz um trabalho social é o garimpo mina Casarão.

“Este dinheiro veio em boa hora, estou fazendo minha feira e dando o de comer para os meus filhos. Meu armário que antes estava vazio, agora está com fartura graças a Deus”. Fala de moradora que recebeu o dinheiro.

Apesar de desobedecerem a ordem judicial os moradores acreditam em um final feliz onde todos possam retornar suas atividades normais.

Por : Magal santos – abj 130
Fotos: Anderson Albert


 


Inserir Comentário
 

NÃO HÁ COMENTARIOS PARA ESSA NOTICIA!

 

 


Lista por categoria: Regional | Nacional | Internacional | Últimas 30... | Todas

Busca no Título:     Busca na Notícia:
 

 

Publicidade

contratar cobertura | fale conosco

contato: (77) 9962-1000 / 3452-2673

Powered by redeintersoft.com.br