NOTÍCIAS DO CURSO

 

SÉRIE ACADÊMICA— TEXTOS PARA DISCUSSÃO                                                     Nº. 01

 

ISSN1213-0180

 

 

Caixa de texto: FTC ead, Unidade de Guanambi, 
Promove Cursos de Extensão em Línguas: 
Portuguesa e Inglesa.


 

 

 

 

 

Oficina de Língua Inglesa

 

A FTC ead de Guanambi-Ba, acolheu em suas instalações no dia 08 de fevereiro de 2007, uma oficina de Língua Inglesa, cujo tema foi: Ferramentas Pedagógicas nas Aulas de Inglês, ministrada pelo professor Wilson Liberato, representante da Editora FTD de São Paulo.

 

A oficina foi marcante, porque na oportunidade os participantes vivenciaram atividades práticas que refletem situações do dia-a-dia da sala de aula, desta forma trouxe informações importantes que contribuíram bastante para boa formação dos alunos do curso de Letras.

 

 

 

 

 

Curso de Língua Portuguesa

 

 

 

 

Do dia 05/05/2007 a 04/08/2007, a FTC ead promoveu o Curso de Língua Portuguesa, para os alunos das Unidades de Ensino Superior, com o professor Jorge Portugal de Salvador.

 

O Curso foi de grande importância para os alunos, porque visava desenvolver o conhecimento das estruturas e organização da gramática normativa da Língua Portuguesa. Com esse Curso ficou clara a preocupação da FTC ead, como Instituição de Ensino Superior, com a qualidade do ensino e da formação profissional dos educandos do Curso de Letras.

 

 

 

 

 

 

                                       Oficina de Língua Portuguesa

 

 

 

Aconteceu no dia 21/05/2007, no auditório da FTC ead, Guanambi-Ba, uma oficina de Língua Portuguesa, em tempo que a palestrante foi a professora Clélia Correia Gonçalves, representante do (IBEP) Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas Ltda. Tal evento foi de grande importância para a reflexão dos alunos do Curso de Letras.

 

 

 

         A Qualidade do Curso de Letras

 

Com esses Cursos e Oficinas, a FTC ead tem-se mostrado preocupação com a qualidade de seu curso de Letras e com a melhor qualificação profissional possível de seus alunos, pois tem como finalidade oferecer as comunidades, profissionais que sejam capazes de promover a transformação da política educacional e sócio-cultural da região.

 

 

 

 

SEMINÁROS TEMÁTICOS

 

A FTC ead de Guanambi promove em cada final de semestres do Curso de Letras, Seminários Temáticos que discutem temas de fundamental importância para a formação dos alunos de sua Instituição de Ensino.

Os Seminários Presenciais tem sido um sucesso, pois tem oportunizado aos estudantes muitas reflexões, através de pesquisas, leituras e debates, discussões que muito enriquece o curso, os alunos podem vivenciar na prática o uso das tecnologias, ligado à educação, algo que poderá ser de fundamental importância no desenrolar de suas funções educacionais.

 

 

 

O primeiro Seminário ocorreu no 20 de maio de 2006, e teve como tema: O Papel da Educação na Contemporaneidade.

 

 

 

 

O segundo Seminário aconteceu no dia 04 de novembro de 2006, cujo tema posto em discussão foi: O Papel da Gestão Democrática no âmbito da Educação Básica no Brasil.

 

 

 

O terceiro aconteceu no dia 05 de maio de 2007, e trouxe como tema: A Visão Sócio-Histórica do Ensino da Língua.

 

 

 

 

O quarto Seminário aconteceu no dia 27 de outubro de 2007, tendo como Tema: A Perspectiva Sócio Político e Cultural da Língua. 

 

 

 

 

 

NOVOS CURSOS CHEGAM A GUANAMBI

 

A FTC ead em Guanambi ainda é muito jovem, porém, já tem influenciado vários seguimentos sociais da cidade, a prova disto é que a mesma reforça sua capacidade de atendimento à região, oferecendo novos cursos, além dos que foram instalados no início de seu funcionamento. Hoje a FTC, além dos Cursos de Letras, Matemática, História, Geografia e Biologia, oferece também os cursos de Pedagogia, Administração de Empresa, Ciências Contábeis e Segurança do Trabalho, e brevemente outros que já estão previstos para os próximos semestres.

 

 

 

 

 O CURSO DE LETRAS

 

O Curso de Letras da FTC ead, em Guanambi, Bahia, tem sido de fundamental importância para a educação local. Ao longo dos quatro semestres, os alunos têm-se empenhados nas discussões que envolvem os problemas de ensino-aprendizagem na educação das escolas públicas do ensino Fundamental e Médio da região e do País, desta forma é possível perceber que a FTC ead vem contribuindo para a transformação social, e político-educacional da região.

 

 

 

 

 

 

Equipe:

 

Benedito Pereira

Célia Augusta

Fabiola Santos

Maria das Dores

Maria  da Glória

Mirlene Teixeira