O município de Matina recebeu nesta terça-feira (3), representantes do Governo do Estado da Bahia e da empresa Saneando Projetos de Engenharia e Consultoria Ltda, contratada como empresa especializada para prestação de serviços de assessoria técnica na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

O Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Matina serão custeados pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia, com recursos viabilizados por Emenda Parlamentar dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual).

Os planos visam proporcionar à população de Matina o acesso integral aos serviços do saneamento básico com qualidade, equidade e continuidade como tentativa de prevenir doenças associadas com tal serviço público é colocado como um dos maiores desafios na elaboração de políticas públicas sociais.

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Matina deverá contemplar o planejamento e as ações referentes ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo das águas pluviais, limpeza e fiscalização preventiva das respectivas redes urbanas e ações de combate e controle a vetores e reservatórios de doenças.

A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Matina prevê a participação efetiva da sociedade e de técnicos na formação dos comitês de execução e coordenação e deverá ser concluído em 14 meses e sua construção cumprirá 10 etapas até a discussão final em Audiência Pública.

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Guanambi

Comente via Facebook!