Categories: NacionalNotícias

Bolsonaro alerta para guerra da informação

O presidente Jair Bolsonaro participou, hoje (23), da cerimônia do Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto, no Quartel-General do Exército, em Brasília. Em seu discurso, citou a Amazônia e a “árdua missão” de defendê-la e que há uma guerra de informação em curso. “Meus irmãos militares, população brasileira, vamos marchar para o sucesso. Não nos faltam inimigos, como os de sempre, que temo ganharem a guerra da informação contra a verdade”, disse.

Na última semana, Bolsonaro já havia afirmado, em discurso para os cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), que “outros países cada vez mais tentam ganhar a guerra da informação para que nós venhamos a perder a soberania sobre essa área”, em referência à divulgação das taxas de desmatamento na Amazônia Legal e das queimadas na região.

Durante a leitura da Ordem do Dia, o comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, também destacou a atuação dos militares nas diversas regiões “garantindo a soberania do país”. “Aos incautos, que insistem em tutelar os desígnios da brasileira Amazônia, não se enganem, os soldados do Exército de Caxias estarão sempre atentos e vigilantes, prontos para defender e repelir qualquer tipo de ameaça”.

O Dia do Soldado homenageia o nascimento do marechal Luís Alves de Lima e Silva, em 1803, o Duque de Caxias, soldado símbolo da Pátria. “Soldado do Exército Brasileiro, soldado do Brasil, hoje é o nosso dia, todos nós somos soldados da pátria. O exemplo nós temos, o nosso invicto Caxias que lega a todos nós a esperança, a certeza, a fé, a garantia que esse povo é vitorioso”, disse Bolsonaro em seu discurso.

Durante a solenidade, personalidades e autoridades civis militares e organizações militares foram condecoradas com a Medalha Exército Brasileiro e a Medalha do Pacificador, pelos serviços prestados ao Exército.

Bolsonaro chegou à cerimônia acompanhado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Também estavam presentes o vice-presidente, Hamilton Mourão, e os ministros da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro; da Defesa, Fernando Azevedo; das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; da Infraestrutura, Tarcísio Freitas; do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto; da Cidadania, Osmar Terra; e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno.

iGuanambi

Recent Posts

Presidente da ALBA destaca parceria entre Bahia e Brasil na inauguração do primeiro hospital do Novo PAC em Alagoinhas

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, participou, nesta quarta-feira (1º),…

14 horas ago

Legislativo de Guanambi aprova diversos projetos e entra em recesso parlamentar

A Câmara Municipal de Guanambi realizou, nesta terça-feira (30), a última Sessão Ordinária do primeiro…

14 horas ago

São Pedro do Panasco 2026 reúne multidão e confirma mais uma edição histórica em Guajeru

O São Pedro do Panasco 2026 entrou para a história como uma das maiores e…

14 horas ago

Prefeito Cris de Dema celebra novas obras, veículos e investimentos para Piripá durante agenda com governador

O prefeito de Piripá, Cristiano Santos, conhecido como Cris de Dema, cumpriu mais uma agenda…

14 horas ago

Conselho dos Direitos da Mulher de Ibiassucê elege nova diretoria para o biênio 2026–2028

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Ibiassucê realizou, na segunda-feira, 29 de…

14 horas ago

Prefeitura de Guanambi autoriza reajuste da tarifa de mototáxi a pedido da categoria; veja novos preços

A Prefeitura de Guanambi autorizou o reajuste das tarifas do serviço de mototáxi no município.…

14 horas ago