Categories: NacionalNotícias

Unicef: 3,5 milhões de alunos reprovaram ou abandonaram estudos no Brasil

Só em 2018, 3,5 milhões de alunos de escolas públicas municipais e estaduais no Brasil foram reprovados ou abandonaram os estudos —número que representa cerca de 7% das matrículas no país. É o que mostra um estudo divulgado hoje pela Unicef e pelo Instituto Claro, que tem como base os dados do Censo Escolar 2018.

No ano passado, foram registradas 48,5 milhões de matrículas na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) no Brasil.

Entre os reprovados (2,6 milhões), mais de 1,2 milhão eram pretos e pardos.

O estudo aponta, ainda, que 1 em cada 5 estudantes brasileiros de escolas públicas tem dois ou mais anos de atraso escolar —a chamada distorção idade-série. No ano passado, mais de 6,4 milhões de crianças e adolescentes estavam nessa situação.

“Os estudantes brasileiros ainda enfrentam uma cultura de fracasso escolar, que naturaliza a reprovação, levando a quadros de distorção idade-série e ao abandono escolar”, afirma Ítalo Dutra, chefe de educação da Unicef no Brasil.

Junto ao relatório, as instituições lançam um curso online para auxiliar gestores e professores a enfrentar a reprovação e o abandono escolar.

A população indígena é a mais afetada pela distorção idade-série, que atinge 41% das crianças e adolescentes indígenas matriculados. Só no ano passado, mais de 15 mil estudantes indígenas abandonaram a escola.

O atraso escolar também afeta mais de 383 mil crianças e adolescentes com deficiência, o que corresponde a mais de 48,9% das matrículas. Quase 30 mil deixaram as escolas estaduais e municipais em 2018. A taxa de reprovação dos estudantes com deficiência é de 13,8%, enquanto que para o grupo sem deficiência a taxa é de 8,7%.

A etapa que mais reprova e mais perde alunos no país, segundo o relatório, é o ensino médio. No ano passado, mais de 460 mil estudantes abandonaram os estudos nesse nível, número que representa 7% do total de matriculados para essa etapa.

Fonte: UOL

iGuanambi

Recent Posts

Governo do Estado entrega 30 leitos em Guanambi e autoriza obra de R$ 77,6 milhões no Hospital Geral

O Governo do Estado entregou, nesta quarta-feira (13), 30 novos leitos de enfermaria no Hospital…

7 horas ago

Deputado Charles Fernandes participa de entrega de novos leitos e anúncio de ampliação do Hospital Geral de Guanambi

O deputado federal Charles Fernandes (PSD) participou, nesta quarta-feira (13), da agenda do governador Jerônimo…

22 horas ago

Prefeito Warlei Oliveira participa de entrega de novos leitos e anúncio de ampliação do Hospital Geral de Guanambi

O prefeito de Urandi, Warlei Oliveira, acompanhado do vice-prefeito Sinha, vereadores e secretários municipais, cumpriu…

23 horas ago

PRF registra mais de 1.600 colisões com motocicletas nas rodovias federais da Bahia

As motocicletas seguem entre os modais mais vulneráveis no trânsito. A combinação de alta exposição…

2 dias ago

Guajeru realiza 2ª Semana do Meio Ambiente com palestras sobre manejo sustentável no semiárido

A Prefeitura de Guajeru realiza, no dia 23 de maio, a 2ª Semana do Meio…

2 dias ago

Jerônimo Rodrigues inaugura ampliação de leitos no Hospital Geral de Guanambi, nesta quarta (13)

O governador Jerônimo Rodrigues cumpre agenda no município de Guanambi nesta quarta-feira (13), a partir…

2 dias ago