Categories: NotíciasRegional

Bamin perde na justiça duelo travado contra companhia baiana Zeus Mineração em Caetité

A Bamin perdeu o duelo travado há aproximadamente quatro anos e meio com a companhia baiana Zeus Mineração pelo direito de explorar manganês em uma área de 970 hectares localizada em Caetité, caso sob a mira da Operação Terra de Ninguém, deflagrada pela PF no início de 2019.

Em setembro de 2015, conforme lembrou o jornal Correio, a Bamin ficou em primeiro na disputa pela prioridade de pedir a concessão da lavra do minério, por meio de edital a cargo da Superintendência Regional do extinto DNPM – atual Agência Nacional de Mineração (ANM). Segunda colocada, a Zeus recorreu e questionou a avaliação feita pela Comissão Julgadora do órgão na Bahia, mas o resultado foi mantido.

Disposta a levar a queda de braço adiante, a Zeus recorreu ao comando central da ANM, em Brasília, que considerou equivocado o resultado anterior e reclassificou a Zeus em primeiro. Anteontem, a Diretoria Colegiada da agência referendou a decisão, que cita ofício no qual a PF destaca a existência de “fortes indícios de ocorrência de atos ilícitos para beneficiar empresa classificada em primeiro lugar”, com base em investigações da Terra de Ninguém contra dirigentes da ANM na Bahia.

Fonte: CORREIO

iGuanambi

Recent Posts

Ibiassucê adere ao Programa de Aquisição de Alimentos e fortalece agricultura familiar

A Prefeitura de Ibiassucê aderiu ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) junto ao Governo…

1 dia ago

Prefeito Cris de Dema cumpre agenda na Secretaria da Educação da Bahia e garante mobiliário escolar para Piripá

Sempre buscando recursos para áreas prioritárias do município, como a educação, o prefeito de Piripá,…

1 dia ago

Prefeitura de Malhada premia profissionais da rede municipal no âmbito do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

A Prefeitura Municipal de Malhada, por meio da Secretaria de Educação, celebrou a premiação de…

1 dia ago

Hugo Costa participa de diálogo com Associação do Bairro Beija-Flor em Guanambi para discutir melhorias na sede

Na noite de ontem (25/02), a Diretoria e o Conselho Fiscal da Associação do Bairro…

2 dias ago

Prefeitura de Jacaraci realiza entrega de cestas do PAA em parceria com a Conab e associações rurais

A Prefeitura de Jacaraci, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta semana a…

2 dias ago

Prefeito Warlei Oliveira participa da abertura dos trabalhos do Legislativo em Urandi

O prefeito de Urandi, Warlei Oliveira, esteve presente na noite desta terça-feira na sessão solene…

2 dias ago