Categories: NotíciasRegional

Cáritas Diocesana de Caetité realiza formação sobre a CF 2020

No último fim de semana, entre 14 a 16/02, a Cáritas da Diocese de Caetité, realizou formação sobre a Campanha da Fraternidade (CF/2020). A atividade reuniu cerca de 90 pessoas no Centro de Treinamento de Líderes – CTL em Caetité, representantes de 37 das 38 paróquias da Diocese, das pastorais sociais, movimentos populares, universidades, entre outros, que se dedicaram a estudar coletivamente a proposta da Campanha para esse ano.

A CF é proposta anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no período da Quaresma, busca ser promovida em uma perspectiva ecumênica e chamar atenção para o exercício da solidariedade e da mobilização por ações concretas frente a um problema que envolve a vida do povo brasileiro. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade a ser abordada, e um lema, que inspira o caminho para as ações conjuntas.

Esse ano o tema da CF é “Fraternidade e vida: Dom e compromisso”, e o Lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (cf. Lc 10,33-34). Seu objetivo geral é “conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa casa comum” (Texto Base, pág. 19). O encontro de formação buscou envolver os participantes no compromisso de fortalecimento dos trabalhos pastorais, com os quais a CF dialoga.

No primeiro dia do estudo, após um momento de acolhida e mística, houve uma análise da realidade, dialogando com o Tema da CF e buscando identificar os principais fenômenos sociais que tem afetado a vida do povo e quais os grupos e sujeitos que se encontram em maior situação de vulnerabilidade frente a esses problemas, como a violência urbana e no campo, o adoecimento psíquico, o alcoolismo, o desemprego, a extrema pobreza, etc. Em seguida, foi transmitido o filme-documentário “Santa Dulce dos Pobres”.

No segundo dia, foi apresentado aos participantes uma síntese do Tema da CF/2020, que se encontra sistematizado no Texto Base, de acordo com o conhecido método “Ver, Julgar e Agir”. Essa parte do estudo iluminou os participantes no trabalho em grupos a pensarem propostas para a Diocese concretizar, a partir dos problemas apresentados e debatidos, ações que concretizem os objetivos da CF.

O terceiro e último dia de estudo, iniciado com uma Missa, foi dedicado a socialização das propostas dos grupos e posterior debate para organizar os encaminhamentos construídos, que foram: 1) Rodas de conversa sobre a Campanha da Fraternidade e temas afins; 2) Reforçar a coleta da Campanha para compor o Fundo Diocesano de Solidariedade – FDS, com objetivo de expandir o apoio aos projetos sociais; 3) Fortalecer a Escola Diocesana de Fé e Política; 4) Assumir a Jornada Mundial do Pobres, proposta pelo Papa Francisco, tornando-a conhecida e realizando o Mutirão da Solidariedade; 5) Criar a cultura da escuta, fortalecendo a Pastoral da Sobriedade, que fará um encontro nos dias 06 a 08 de março e 6) Tornar nossas Comunidades novas Comunidades, como lugar, casa de acolhida afetiva e solidária.

Segundo padre Osvaldino Barbosa, diretor da Cáritas Diocesana, “o encontro de estudo da CF a cada ano está mais forte e participativo, e a grande novidade desta Campanha é que não aumenta coisas a fazer, mas inspira a fazer com o olhar de Jesus misericordioso, o que já está sendo feito”.

O evento foi encerrado a partir do compromisso de todos/as os/as presentes em dar consequência as propostas e fortalecer a Campanha da Fraternidade na Igreja e no conjunto da sociedade, enquanto uma ferramenta de solidariedade e compromisso.

Fonte: PASCOM

iGuanambi

Recent Posts

Guanambi celebra nova turma de especialistas em implantodontia e o avanço na qualidade odontológica regional

Guanambi e região ganham um importante reforço na área da saúde bucal com a formação…

23 horas ago

UNEB promove Palestra e Talk show sobre empreendedorismo com Helen Costa e Hugo Costa

Na noite da última quarta-feira (08), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII,…

3 dias ago

Após luta de Ivana Bastos e prefeito de Caculé, estrada Caculé/Condeúba avança com licitação publicada

O tão sonhado asfalto no trecho da BA617, que liga os municípios de Caculé e…

3 dias ago

Sicoob é destaque no reconhecimento anual de Agentes Financeiros do BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reconheceu o Sicoob em cinco categorias…

3 dias ago

Jovem de 25 anos morre após acidente de moto na zona rural de Guanambi

Um jovem de 25 anos morreu após um acidente de motocicleta na manhã desta quinta-feira…

3 dias ago

Trabalho de Ivana Bastos garante importantes avanços para o abastecimento de água em Guanambi e demais municípios

O compromisso do mandato de Ivana Bastos com a ampliação do acesso à água de…

4 dias ago