Foto: Alberto Maraux / SSP-BA
Cerca de 4,8 milhões de crianças e adolescentes na faixa de 9 a 17 anos no Brasil não têm acesso à internet em casa. O total corresponde a 17% de todos os brasileiros nessa faixa etária. Os dados foram divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e fazem parte da pesquisa TIC Kids Online 2019, que será lançada na íntegra no mês de junho.
Os dados foram solicitados pelo Unicef para avaliae, em meio à pandemia do novo coronavírus, o número de crianças e adolescentes que está sem acesso a aulas online e a outros conteúdos da internet que garantam a continuidade do aprendizado. Conforme reportagem da Agência Brasil, o levantamento é feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
“A gente está em um momento de crise, uma crise aguda em função da pandemia, que vai ter impacto na vida das crianças e adolescentes, como um todo. Do ponto de vista da educação, a gente está com uma questão séria: o que é preciso fazer para que essas crianças e adolescentes tenham acesso a algum tipo de aprendizagem”, diz o chefe de Educação do Unicef, Ítalo Dutra.
Na avaliação de Dutra, a pandemia evidencia desigualdades que já são enfrentadas no cotidiano em todo o país. Há escolas que têm infraestrutura adequada e de qualidade, e outras que não, o que já impacta o aprendizado das crianças.
“Com a pandemia, com as escolas fechadas, temos, obviamente, uma situação que é ainda mais aguda. Vemos com preocupação a situação em que nos encontramos e, principalmente, entendemos a necessidade de olhar para uma maneira de garantir o acesso de crianças, adolescentes e suas famílias à internet”. É parte da garantia de direitos de crianças e adolescentes, afirmou.
Fonte: Bahia Notícias
Na tarde desta sexta-feira (13), por volta das 17h40, a Polícia Militar da Bahia, por…
A melhoria da logística rodoviária na região sudoeste e oeste da Bahia tem contribuído para…
A partir do dia 13 de fevereiro de 2026, os Correios irão implantar o CEP…
A Prefeitura de Iuiu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o…
Os indicadores do processo educacional de Pindaí têm registrado avanços contínuos, consolidando as políticas públicas…
Na tarde da última terça-feira, DIA 10, a OAB Subseção Guanambi promoveu a primeira solenidade…