Categories: NacionalNotícias

Doria relaxa quarentena em SP a partir de 1/6 e implanta sistema de fases; entenda

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), anunciou novas condições para a determinação de regras de isolamento social nas diferentes cidades paulistas. Com isso, a quarentena total, determinada na segunda quinzena de março e prorrogada algumas vezes, deixará de valer para a maioria das regiões do estado a partir do dia 1º de junho.

O modelo foi chamado pelo governador de “retomada consciente”. A indicação da intensidade do isolamento em cada cidade será determinada pela densidade populacional, pelo número de casos e pela estrutura hospitalar disponível — principalmente leitos de UTI.

Serão cinco etapas de retomada, as chamadas fases, até que a volta à “normalidade controlada” seja alcançada. O governo elaborou um painel de acompanhamento da situação de cada etapa, disponível neste site.

“Hoje é o dia em que estamos anunciando a retomada consciente a partir do dia 1º de junho”, disse João Doria, ao abrir a coletiva. O governador disse que todas as políticas foram pautadas pela saúde e pela ciência. “É uma nova prática que vai permitir, em alguns lugares, a retomada gradual e segura”.

A retomada será possível nas cidades em que houver redução consistente no número de casos, estrutura disponível nos hospitais públicos e privados, e respeito ao distanciamento social. O governador alertou que os efeitos desse relaxamento serão monitorados, e que passos atrás podem acontecer.

O feriadão ajudou? Doria disse que a antecipação dos feriados, que criou uma mega folga de 6 dias, ajudou a ampliar a quarentena. “Nos feriados, o isolamento subiu 2%. Pode parecer pouco, mas não é. Esses 2% significam 880 mil pessoas que ficaram em casa, em isolamento social”, disse o governador.

João Gabbardo, ex-secretário do ministério da Saúde e agora conselheiro do comitê de Saúde governo de São Paulo, ressaltou a importância das medidas de isolamento. “Falar que as medidas tomadas pelos governadores e prefeitos foram ineficazes não é verdade, e isso precisa ser contestado. O número de casos é muito menor do que seria, se não tivéssemos tomado todas as medidas”, disse Gabbardo.

A conta do governo de São Paulo é que, no estado, 65 mil mortes foram evitadas desde o início da quarentena, e mais de 800 mil pessoas deixaram de ser contaminadas.

Sistema de fases

O relaxamento das medidas de isolamento social será feito em cinco etapas. Cada uma delas determina o funcionamento progressivo de diferentes atividades. Veja abaixo:

“Mesmo quando estiver tudo em funcionamento, enquanto não houver cura e uma vacina ainda será uma situação normal com medidas de higiene e afastamento”, disse Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo.

  • A fase 1 é a de quarentena restrita, que vigorou até aqui em boa parte do estado. Nela, o risco de contaminação continua alto. Com isso, apenas a indústria e a construção civil permanecem abertos.
  • A fase 2 foi chamada de etapa de controle. As medidas restritivas seguem em vigor, mas alguma flexibilização começa a acontecer. Os shoppings, por exemplo, poderiam voltar a funcionar, mas com regras, como a limitação de 20% no fluxo de consumidores, horário de funcionamento reduzido e bloqueios nas praças de alimentação.
  • A fase 3 é a fase de flexibilização, que permite a abertura controlada de mais setores. Nessa fase, bares, restaurantes e salões de beleza poderiam voltar a funcionar, mas também com medidas de afastamento, como controle no número de clientes e higienização dos espaços.
  • A fase 4 foi batizada de abertura parcial. É a penúltima fase de relaxamento, e teria quase todos os setores abertos, funcionando com restrições. As academias poderiam voltar a funcionar, embora ainda com rígidos controles de higiene.
  • Na fase 5, a última da escala, haveria uma volta ao “normal controlado”. Todos os setores voltariam a funcionar com medidas de distanciamento, exceto teatros, cinemas e eventos que geram aglomeração, como shows e jogos de futebol.

O funcionamento do transporte e das escolas será determinado caso a caso, e também atenderá a uma escala, que ainda será divulgada.

Em qual fase está cada região?

A maior parte do estado, inclusive a capital, entrarão na fase 2 a partir do dia 1º. A região metropolitana, a Baixada Santista, e a região do município de Registro e do Vale do Ribeira seguirão na fase 1, a mais restrita. Veja o mapa abaixo:

O governo paulista disse que avaliará a situação de cada região a cada 15 dias, para reajustar as fases. Poderá haver progressão ou recuo nas fases, de acordo com o número de casos e a estrutura de saúde. Cada classificação será determinada por decretos municipais.

Capital

O prefeito Bruno Covas (PSDB-SP) apresentou alguns indicadores levados em conta para justificar a classificação da capital na fase 2. A redução nos índices de trânsito e de emissão de notas fiscais em operações presenciais mostrariam que a cidade tem níveis maiores de isolamento.

Por esses critérios, o índice vem se mantendo acima de 55% desde o fim de março, e estaria acima de 70% desde a primeira semana de maio. É um número maior que o divulgado anteriormente pelo governo do Estado.

Covas disse que a prefeitura quadruplicou a disponibilidade de leitos em UTIs. Somadas as estruturas privadas e públicas, a cidade de São Paulo tem em torno de 90% dos leitos de alta complexidade ocupados.

Fonte: 6 Minutos

iGuanambi

Recent Posts

Deputado Charles Fernandes visita obras em Urandi viabilizadas por seu mandato

O Deputado Federal Charles Fernandes (PSD) esteve em Urandi nesta quarta-feira (14), onde realizou uma…

10 horas ago

Deputado Charles Fernandes prestigia festejos em Malhada e Pindaí e anuncia novos benefícios

O Deputado Federal Charles Fernandes (PSD) esteve presente no último fim de semana em dois…

11 horas ago

SMTRAN Guanambi recolhe seis bovinos soltos na BR-122; órgão recolheu 57 animais em 2024 e multou dezenas de proprietários

Equipes da Superintendência de Trânsito de Guanambi (SMTRAN), recolheram seis bovinos de grande porte soltos…

18 horas ago

Agricultores de Paramirim participaram de Dia de Campo sobre cultivo de Umbu Gigante no Campus Guanambi

O Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi realizou, no último sábado (10), um Dia de Campo…

19 horas ago

Câmara de Guanambi aprova criação de Comissão para acompanhar as demandas trânsito em Guanambi

Na Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (12), foram aprovadas 17 Indicações e o Projeto de…

2 dias ago

Vitor Bonfim confirma pré-candidatura a deputado federal

O deputado estadual Vitor Bonfim (PV) confirmou oficialmente, nesta segunda-feira (12), sua pré-candidatura à Câmara…

2 dias ago