Categories: NacionalNotícias

Brasil supera 1 milhão de casos confirmados de Covid-19, diz consórcio

O Brasil chegou a 1 milhão de casos de coronavírus na tarde desta sexta-feira (19), mostra um boletim extra do levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Veja os dados atualizados às 14h no boletim extra desta sexta:

  • 427 mortes
  • 009.699 casos confirmados

Às 20h desta quinta-feira (18), o consórcio havia divulgado o 11º balanço, com os dados mais atualizados das secretarias estaduais naquele momento, indicando 47.869 mortes – sendo 1.204 em 24 horas – e 983.359 casos confirmados.

Desde então, AC, CE, DF, GO, MT, MS, MG, PE, RN, RR, SP e TO divulgaram novos dados.

Os dados foram obtidos após uma parceria inédita entre G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que passaram a trabalhar de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal.

O objetivo é que os brasileiros possam saber como está a evolução e o total de óbitos provocados pela Covid-19, além dos números consolidados de casos testados e com resultado positivo para o novo coronavírus.

Avanço mesmo com subnotificação

Embora elevados, os números de casos e de mortes estão subnotificados. O Brasil ainda faz, como apontou um especialista ouvido pelo G1, “brutalmente” menos testes para detectar a doença do que deveria: são tão poucos RT- PCR (exames laboratoriais ideais para diagnosticar a Covid-19), que o número de casos confirmados muitas vezes é secundário para cientistas que analisam a evolução da pandemia.

“O Brasil está testando brutalmente menos do que deveria. Na melhor das hipóteses, 20 vezes menos do que é considerado adequado”, afirmou ao G1 Daniel Lahr, professor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).

Fonte: G1

iGuanambi

Recent Posts

Guajeru avança nos índices de alfabetização e supera metas educacionais

Investir na qualidade da educação é promover cidadania, inclusão social e construir um futuro mais…

40 minutos ago

Câmara de Guanambi aprova projeto para construção de Creche em Ceraíma e debate problemas do Município

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (14), a Câmara Municipal de Guanambi aprovou o Projeto de…

56 minutos ago

Prefeitura de Guanambi toma providências contra a retirada de equipamentos de iluminação de famílias da zona rural

Na manhã desta segunda-feira (13), por determinação do prefeito Nal Azevedo — após contato com…

1 hora ago

Deputado Charles Fernandes cobra fiscalização da Coelba e melhorias no acesso à perícia do INSS

O deputado federal Charles Fernandes (PSD) utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados para repercutir…

16 horas ago

Adolescente vítima de acidente em Guanambi não resiste e morre após quatro dias internada

Morreu neste domingo (12) a adolescente Karine Gomes Pereira, de 17 anos, que estava internada após…

16 horas ago

Prefeitura de Igaporã entrega equipamentos e reforça saúde e produção rural no município

O município de Igaporã, no sudoeste da Bahia, recebeu novos investimentos em infraestrutura e saúde…

16 horas ago