Inflação acelera para 0,86% em outubro, maior alta para o mês desde 2002

Por iGuanambi
07/11/2020 - 00h00 - Atualizado 7 de novembro de 2020

Publicado em -

Alimentosvendas-no-varejoAna-Branco
Alimentosvendas-no-varejoAna-Branco

[adning id=”2115″]

Puxado pela alta nos preços dos alimentos e das passagens aéreas, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, avançou 0,86% em outubro, acima da taxa de 0,64% registrada em setembro, divulgou nesta sexta-feira (6) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Trata-se da maior alta para o mês desde 2002, quando a taxa foi de 1,31%, e também da maior taxa desde dezembro de 2019, quando avançou 1,15%. Em outubro de 2019, a variação havia sido de 0,10%.

No acumulado em 2020, o IPCA passou a registrar alta de 2,22% e, em 12 meses, de 3,92%, acima dos 3,14% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Com a forte aceleração, a inflação de 12 meses está agora apenas 0,08 ponto percentual abaixo do centro da meta de inflação do governo para este ano, que é de 4%.

O resultado ficou ligeiramente acima do esperado. A mediana das projeções de 35 consultorias e instituições financeiras consultadas pelo Valor Data era de uma taxa de 0,84%.

Alimentos seguem pressionando

A maior variação (1,93%) e o maior impacto (0,39 ponto percentual) na inflação vieram, mais uma vez, do grupo alimentação e bebidas, embora tenha desacelerado sobre o avanço de 2,28% registrado em setembro. No ano, a inflação dos alimentos acumula alta de 9,37%.

Entre os itens que mais subiram, destaque para alimentos como o arroz (13,36%, após alta de 17,98% em setembro), óleo de soja (17,44%, após avanço de 27,54% em setembro) e carnes (4,25%, após alta de 4,53% em setembro).

Houve aceleração na variação de itens como tomate (de 11,72% em setembro para 18,69% em outubro), frutas (de -1,59% para 2,59%) e batata-inglesa (de -6,30% para 17,01%). No lado das quedas, os destaques foram os preços da cebola (-12,57%), da cenoura (-6,36%) e do alho (-2,65%).

“O que tem puxado a inflação nesses dois últimos meses principalmente são os alimentos. Alguns alimentos, em particular, têm pressionado essa alta, que são o arroz e o óleo de soja, mas tem também as carnes. Em geral, [essa alta] está relacionada à oferta, com influência da alta do dólar sobre as exportações”, disse o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, citando também a contribuição do auxílio emergencial do governo na renda das famílias.

O segundo maior impacto (0,24 ponto percentual) no IPCA de outubro veio dos transportes (1,19%), enquanto a segunda maior variação veio dos artigos de residência (1,53%), com a alta de 2,38%, nos preços dos eletroeletrônicos e dos artigos de informática, influenciados pelo dólar.

Veja o resultado para cada um dos 9 grupos pesquisados

  • Alimentação e bebidas: 1,93%
  • Habitação: 0,36%
  • Artigos de residência: 1,53%
  • Vestuário: 1,11%
  • Transportes: 1,19%
  • Saúde e cuidados pessoais: 0,28%
  • Despesas pessoais: 0,19%
  • Educação: -0,04%
  • Comunicação: 0,21%

Alta de preços fica mais generalizada

Dos 9 grupos de produtos e serviços pesquisados, 8 apresentaram alta em outubro. A única queda foi no grupo educação (-0,04%).

“Podemos dizer que as altas de preços estão mais difundidas entre os componentes do IPCA”, destacou Kislanov, citando o índice de difusão do IPCA, que avançou de 63% em setembro para 68% em outubro.

O índice de difusão indica o espalhamento da alta de preços entre os produtos pesquisados pelo IBGE. Em maio, esse indicador era de 43% e desde então mantém trajetória ascendente. á a inflação dos serviços avançou de 0,17% em setembro para 0,55% em outubro, a maior variação desde fevereiro, quando o indicador foi de 0,68%, reforçando a leitura de uma alta de preços mais disseminada pela economia.

“Pode ser que a gente esteja em um momento de retomada econômica, por causa de alguns indicadores, como o da indústria, que zerou as perdas da pandemia. Mas, ainda estamos em um cenário muito incerto, a exemplo da taxa de desemprego acima de 14%. Então, ainda precisamos aguardar”, ponderou o pesquisador.

Passagens aéreas sobem 39,83%

No grupo dos transportes, a maior variação veio das passagens aéreas (39,83%), que representaram o impacto individual no índice do mês (0,12 p.p.) e o maior fator de pressão na aceleração da inflação de serviços.

“A alta nas passagens aéreas parece estar relacionada à demanda, já que com a flexibilização do distanciamento social, algumas pessoas voltaram a utilizar o serviço, o que impacta a política de preços das companhias aéreas”, afirmou Kislanov.

A segunda maior contribuição no grupo (0,04 p.p.) veio da gasolina, cujos preços subiram 0,85%, desacelerando em relação à alta de 1,95% observada no mês anterior. Outro destaque foi o seguro voluntário de veículo, com aumento de 2,21%, após sete meses consecutivos de quedas.

Inflação tem alta em todas as regiões

O IPCA avançou, na passagem de setembro para outubro, em todas as 16 regiões pesquisadas pelo IBGE. Em apenas seis delas, o avanço foi menor que a média nacional. A maior alta foi registrada em Rio Branco (1,37%).

Segundo o IBGE, a inflação na capital acreana foi puxada pelos alimentos, sobretudo das carnes (9,24%) e do arroz (15,44%). Já o menor índice foi observado na região metropolitana de Salvador (0,45%), que sofreu influência da queda nos preços da gasolina (-2,32%).

Perspectivas e meta de inflação

Embora o índice de inflação oficial permaneça sob controle no país, a alta do custo de vida tem pesado mais no bolso dos mais pobres. O índice da FGV que mede a variação de preços de produtos e serviços para famílias com renda entre um e 2,5 salários mínimos, por exemplo, acumula alta de 3,86% no ano e 4,54% nos últimos 12 meses.

Apesar da disparada nos alimentos nos últimos meses, a expectativa de inflação para este ano ainda segue abaixo da meta central do governo, de 4%, embora acima do piso do sistema de metas, que é de 2,5% em 2020.

“Chama atenção a elevada dispersão da inflação. Cada vez mais produtos apresentam alta em relação ao mês anterior, sugerindo assim que os preços estão mais contaminados pelos choques que ocorreram este ano e que se espraiam agora de maneira mais disseminada”, escreveu em nota para clientes o economista André Perfeito, da Necton.

Os analistas das instituições financeiras projetam um IPCA de 3,02% em 2020, conforme a última pesquisa Focus do Banco Central.

Já o Itaú passou a estimar inflação de 3,41% no ano. “As próximas leituras do IPCA devem seguir pressionadas pela inflação de alimentos e de alguns itens industriais, com destaque para artigos de casa, eletroeletrônicos e vestuário. Projetamos variação de 0,47% em novembro e 0,70% em dezembro”, informou o banco em relatório..

Pela regra vigente, o IPCA pode oscilar de 2,5% a 5,5% sem que a meta seja formalmente descumprida. A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic), atualmente em 2% – mínima histórica.

Nos últimos meses, com a alta do dólar e recuperação da atividade econômica, os preços passaram a subir num ritmo mais acelerado, principalmente alimentos.

Na ata da última reunião do Copom, o Banco Central avaliou que pressão sobre a inflação é ‘temporária’ e espera ‘reversão’ na alta de preços. O BC endureceu, porém, a mensagem sobre o eventual espaço para cortar a taxa básica de juros e frisou estar atento à piora do quadro fiscal do país e as implicações do aumento da dívida pública para a política monetária.

O mercado segue prevendo manutenção da taxa básica de juros neste patamar até o fim deste ano, subindo para 2,75% no final de 2021. Ou seja, a expectativa é que a Selic deve voltar a subir no ano que vem.

Para 2021, o mercado financeiro subiu de 3,10% para 3,11% sua previsão de inflação. No ano que vem, a meta central de inflação é de 3,75% e será oficialmente cumprida se o índice oscilar de 2,25% a 5,25%.

INPC de outubro sobe 0,89%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), índice de referência para reajustes salariais e benefícios previdenciários, subiu 0,89%, acima dos 0,87% registrados em setembro. Trata-se do maior resultado para um mês de outubro desde 2010, quando o índice foi de 0,92%.

No ano, o INPC acumula alta de 2,95% e, nos últimos 12 meses, de 4,77%, acima dos 3,89% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em outubro de 2019, a taxa foi de 0,04%.

Fonte: G1

Mais recentes

a7716454 38bd 4937 a9f8 e10c805fb41a PRF registra mais de 1.600 colisões com motocicletas nas rodovias federais da Bahia

PRF registra mais de 1.600 colisões com motocicletas nas rodovias federais da Bahia

As motocicletas seguem entre os modais mais vulneráveis no trânsito. A combinação de alta exposição do condutor…

SaveClip.App 693381469 18081900044638008 3383944652715962191 n Guajeru realiza 2ª Semana do Meio Ambiente com palestras sobre manejo sustentável no semiárido

Guajeru realiza 2ª Semana do Meio Ambiente com palestras sobre manejo sustentável no semiárido

A Prefeitura de Guajeru realiza, no dia 23 de maio, a 2ª Semana do Meio Ambiente, com…

hospital guanambi fachada 555x369 1 Jerônimo Rodrigues inaugura ampliação de leitos no Hospital Geral de Guanambi, nesta quarta (13)

Jerônimo Rodrigues inaugura ampliação de leitos no Hospital Geral de Guanambi, nesta quarta (13)

O governador Jerônimo Rodrigues cumpre agenda no município de Guanambi nesta quarta-feira (13), a partir das 13h15,…

deputada e governador Após pedido de Ivana Bastos, SAC Móvel chega aos municípios e ultrapassa 24 mil atendimentos

Após pedido de Ivana Bastos, SAC Móvel chega aos municípios e ultrapassa 24 mil atendimentos

“Eu precisava tirar minha identidade nova fazia tempo, mas, com dores nas pernas, era difícil viajar, e…

202605121407301778605650d570d0 Câmara de Guanambi aprova projetos voltados às mulheres, inclusão social e desenvolvimento urbano

Câmara de Guanambi aprova projetos voltados às mulheres, inclusão social e desenvolvimento urbano

Na Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (12), a Câmara Municipal de Guanambi aprovou importantes Projetos de Lei,…

a7716454 38bd 4937 a9f8 e10c805fb41a PRF registra mais de 1.600 colisões com motocicletas nas rodovias federais da Bahia

PRF registra mais de 1.600 colisões com motocicletas nas rodovias federais da Bahia

As motocicletas seguem entre os modais mais vulneráveis no trânsito. A combinação de alta exposição do condutor e práticas de risco, como excesso de velocidade,…

SaveClip.App 693381469 18081900044638008 3383944652715962191 n Guajeru realiza 2ª Semana do Meio Ambiente com palestras sobre manejo sustentável no semiárido

Guajeru realiza 2ª Semana do Meio Ambiente com palestras sobre manejo sustentável no semiárido

A Prefeitura de Guajeru realiza, no dia 23 de maio, a 2ª Semana do Meio Ambiente, com o tema “Solo vivo, futuro firme: manejo sustentável…

hospital guanambi fachada 555x369 1 Jerônimo Rodrigues inaugura ampliação de leitos no Hospital Geral de Guanambi, nesta quarta (13)

Jerônimo Rodrigues inaugura ampliação de leitos no Hospital Geral de Guanambi, nesta quarta (13)

O governador Jerônimo Rodrigues cumpre agenda no município de Guanambi nesta quarta-feira (13), a partir das 13h15, com entrega da reforma de 30 leitos de…

deputada e governador Após pedido de Ivana Bastos, SAC Móvel chega aos municípios e ultrapassa 24 mil atendimentos

Após pedido de Ivana Bastos, SAC Móvel chega aos municípios e ultrapassa 24 mil atendimentos

“Eu precisava tirar minha identidade nova fazia tempo, mas, com dores nas pernas, era difícil viajar, e eu acabava deixando para depois. Quando vi a…

202605121407301778605650d570d0 Câmara de Guanambi aprova projetos voltados às mulheres, inclusão social e desenvolvimento urbano

Câmara de Guanambi aprova projetos voltados às mulheres, inclusão social e desenvolvimento urbano

Na Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (12), a Câmara Municipal de Guanambi aprovou importantes Projetos de Lei, Requerimentos e Indicações voltados às áreas de inclusão…

WhatsApp Image 2026 05 09 at 18.15.51 Pindaí inaugura Escola de Tempo Integral Joana Maria de Jesus na comunidade da Tábua

Pindaí inaugura Escola de Tempo Integral Joana Maria de Jesus na comunidade da Tábua

A noite de sexta-feira, 8 de maio, foi marcada pela inauguração da Escola de Tempo Integral Joana Maria de Jesus, na comunidade da Tábua, em…

WhatsApp Image 2026 05 11 at 13.14.25 1 Prefeitura de Iuiu realiza abertura do Campeonato Municipal de Futsal 2026

Prefeitura de Iuiu realiza abertura do Campeonato Municipal de Futsal 2026

A Prefeitura Municipal de Iuiu, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, realizou, na noite deste sábado (9), a abertura do Campeonato…

WhatsApp Image 2026 05 11 at 11.16.54 2 Construção de Creche Proinfância avança em Urandi

Construção de Creche Proinfância avança em Urandi

A Prefeitura de Urandi segue avançando com a construção da Creche Proinfância Tipo 2, mais uma importante obra voltada ao fortalecimento da educação no município….

WhatsApp Image 2026 05 09 at 22.20.24 2 Espinosa conquista título do Campeonato Intermunicipal Master em Urandi; Guanambi fica com o vice-campeonato

Espinosa conquista título do Campeonato Intermunicipal Master em Urandi; Guanambi fica com o vice-campeonato

A noite deste sábado (09) foi marcada pela grande final do Campeonato Intermunicipal, na categoria Master, realizada no Estádio Municipal José Catarino Silveira Santos, em…

WhatsApp Image 2026 05 08 at 22.22.17 1 Urandi inaugura reforma e ampliação da Quadra de Esportes Manoel Gonzaga dos Santos

Urandi inaugura reforma e ampliação da Quadra de Esportes Manoel Gonzaga dos Santos

A Prefeitura de Urandi inaugurou a reforma e ampliação da Quadra de Esportes Manoel Gonzaga dos Santos, equipamento esportivo que passou por requalificação estrutural e…

WhatsApp Image 2026 05 09 at 12.25.08 Polícia Militar recupera veículo com restrição de furto/roubo em Jacaraci

Polícia Militar recupera veículo com restrição de furto/roubo em Jacaraci

Policiais militares da 94ª CIPM recuperaram, na manhã desta sexta-feira (8), um veículo com restrição de furto/roubo no município de Jacaraci. De acordo com informações…

SaveClip.App 688917882 18090879641193073 4289230199474750659 n Gestão de Sebastião Laranjeiras inicia entrega de cestas básicas para estudantes do PEJAI

Gestão de Sebastião Laranjeiras inicia entrega de cestas básicas para estudantes do PEJAI

A gestão do prefeito Pedro Malheiros iniciou, nesta semana, a entrega de cestas básicas destinadas aos estudantes do Programa de Educação de Jovens, Adultos e…

WhatsApp Image 2026 05 08 at 12.30.06 Urandi assina contrato para construção da Policlínica Municipal pelo PAC

Urandi assina contrato para construção da Policlínica Municipal pelo PAC

O prefeito de Urandi, Warlei Oliveira, esteve nesta semana na Superintendência da Caixa Econômica Federal, em Vitória da Conquista, para a assinatura do contrato do…

Captura de tela 2026 05 13 001532 Frank Aguiar é atração confirmada na festa de 146 anos de Jacaraci

Frank Aguiar é atração confirmada na festa de 146 anos de Jacaraci

A Prefeitura de Jacaraci confirmou Frank Aguiar como uma das atrações da festa em comemoração aos 146 anos do município. O show será realizado no…

23622497934 dc83a22630 o Governo lança plataforma para facilitar obtenção da CNH

Governo lança plataforma para facilitar obtenção da CNH

O ministro dos Transportes, George Santoro, lançou, nesta quarta-feira (6), a Nova Jornada do Instrutor, parte do programa CNH do Brasil, que entrou em vigor em…

Inflação acelera para 0,86% em outubro, maior alta para o mês desde 2002

Por iGuanambi
07/11/2020 - 00h00 - Atualizado 7 de novembro de 2020

Publicado em -

Alimentosvendas-no-varejoAna-Branco
Alimentosvendas-no-varejoAna-Branco

[adning id=”2115″]

Puxado pela alta nos preços dos alimentos e das passagens aéreas, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, avançou 0,86% em outubro, acima da taxa de 0,64% registrada em setembro, divulgou nesta sexta-feira (6) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Trata-se da maior alta para o mês desde 2002, quando a taxa foi de 1,31%, e também da maior taxa desde dezembro de 2019, quando avançou 1,15%. Em outubro de 2019, a variação havia sido de 0,10%.

No acumulado em 2020, o IPCA passou a registrar alta de 2,22% e, em 12 meses, de 3,92%, acima dos 3,14% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Com a forte aceleração, a inflação de 12 meses está agora apenas 0,08 ponto percentual abaixo do centro da meta de inflação do governo para este ano, que é de 4%.

O resultado ficou ligeiramente acima do esperado. A mediana das projeções de 35 consultorias e instituições financeiras consultadas pelo Valor Data era de uma taxa de 0,84%.

Alimentos seguem pressionando

A maior variação (1,93%) e o maior impacto (0,39 ponto percentual) na inflação vieram, mais uma vez, do grupo alimentação e bebidas, embora tenha desacelerado sobre o avanço de 2,28% registrado em setembro. No ano, a inflação dos alimentos acumula alta de 9,37%.

Entre os itens que mais subiram, destaque para alimentos como o arroz (13,36%, após alta de 17,98% em setembro), óleo de soja (17,44%, após avanço de 27,54% em setembro) e carnes (4,25%, após alta de 4,53% em setembro).

Houve aceleração na variação de itens como tomate (de 11,72% em setembro para 18,69% em outubro), frutas (de -1,59% para 2,59%) e batata-inglesa (de -6,30% para 17,01%). No lado das quedas, os destaques foram os preços da cebola (-12,57%), da cenoura (-6,36%) e do alho (-2,65%).

“O que tem puxado a inflação nesses dois últimos meses principalmente são os alimentos. Alguns alimentos, em particular, têm pressionado essa alta, que são o arroz e o óleo de soja, mas tem também as carnes. Em geral, [essa alta] está relacionada à oferta, com influência da alta do dólar sobre as exportações”, disse o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, citando também a contribuição do auxílio emergencial do governo na renda das famílias.

O segundo maior impacto (0,24 ponto percentual) no IPCA de outubro veio dos transportes (1,19%), enquanto a segunda maior variação veio dos artigos de residência (1,53%), com a alta de 2,38%, nos preços dos eletroeletrônicos e dos artigos de informática, influenciados pelo dólar.

Veja o resultado para cada um dos 9 grupos pesquisados

  • Alimentação e bebidas: 1,93%
  • Habitação: 0,36%
  • Artigos de residência: 1,53%
  • Vestuário: 1,11%
  • Transportes: 1,19%
  • Saúde e cuidados pessoais: 0,28%
  • Despesas pessoais: 0,19%
  • Educação: -0,04%
  • Comunicação: 0,21%

Alta de preços fica mais generalizada

Dos 9 grupos de produtos e serviços pesquisados, 8 apresentaram alta em outubro. A única queda foi no grupo educação (-0,04%).

“Podemos dizer que as altas de preços estão mais difundidas entre os componentes do IPCA”, destacou Kislanov, citando o índice de difusão do IPCA, que avançou de 63% em setembro para 68% em outubro.

O índice de difusão indica o espalhamento da alta de preços entre os produtos pesquisados pelo IBGE. Em maio, esse indicador era de 43% e desde então mantém trajetória ascendente. á a inflação dos serviços avançou de 0,17% em setembro para 0,55% em outubro, a maior variação desde fevereiro, quando o indicador foi de 0,68%, reforçando a leitura de uma alta de preços mais disseminada pela economia.

“Pode ser que a gente esteja em um momento de retomada econômica, por causa de alguns indicadores, como o da indústria, que zerou as perdas da pandemia. Mas, ainda estamos em um cenário muito incerto, a exemplo da taxa de desemprego acima de 14%. Então, ainda precisamos aguardar”, ponderou o pesquisador.

Passagens aéreas sobem 39,83%

No grupo dos transportes, a maior variação veio das passagens aéreas (39,83%), que representaram o impacto individual no índice do mês (0,12 p.p.) e o maior fator de pressão na aceleração da inflação de serviços.

“A alta nas passagens aéreas parece estar relacionada à demanda, já que com a flexibilização do distanciamento social, algumas pessoas voltaram a utilizar o serviço, o que impacta a política de preços das companhias aéreas”, afirmou Kislanov.

A segunda maior contribuição no grupo (0,04 p.p.) veio da gasolina, cujos preços subiram 0,85%, desacelerando em relação à alta de 1,95% observada no mês anterior. Outro destaque foi o seguro voluntário de veículo, com aumento de 2,21%, após sete meses consecutivos de quedas.

Inflação tem alta em todas as regiões

O IPCA avançou, na passagem de setembro para outubro, em todas as 16 regiões pesquisadas pelo IBGE. Em apenas seis delas, o avanço foi menor que a média nacional. A maior alta foi registrada em Rio Branco (1,37%).

Segundo o IBGE, a inflação na capital acreana foi puxada pelos alimentos, sobretudo das carnes (9,24%) e do arroz (15,44%). Já o menor índice foi observado na região metropolitana de Salvador (0,45%), que sofreu influência da queda nos preços da gasolina (-2,32%).

Perspectivas e meta de inflação

Embora o índice de inflação oficial permaneça sob controle no país, a alta do custo de vida tem pesado mais no bolso dos mais pobres. O índice da FGV que mede a variação de preços de produtos e serviços para famílias com renda entre um e 2,5 salários mínimos, por exemplo, acumula alta de 3,86% no ano e 4,54% nos últimos 12 meses.

Apesar da disparada nos alimentos nos últimos meses, a expectativa de inflação para este ano ainda segue abaixo da meta central do governo, de 4%, embora acima do piso do sistema de metas, que é de 2,5% em 2020.

“Chama atenção a elevada dispersão da inflação. Cada vez mais produtos apresentam alta em relação ao mês anterior, sugerindo assim que os preços estão mais contaminados pelos choques que ocorreram este ano e que se espraiam agora de maneira mais disseminada”, escreveu em nota para clientes o economista André Perfeito, da Necton.

Os analistas das instituições financeiras projetam um IPCA de 3,02% em 2020, conforme a última pesquisa Focus do Banco Central.

Já o Itaú passou a estimar inflação de 3,41% no ano. “As próximas leituras do IPCA devem seguir pressionadas pela inflação de alimentos e de alguns itens industriais, com destaque para artigos de casa, eletroeletrônicos e vestuário. Projetamos variação de 0,47% em novembro e 0,70% em dezembro”, informou o banco em relatório..

Pela regra vigente, o IPCA pode oscilar de 2,5% a 5,5% sem que a meta seja formalmente descumprida. A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic), atualmente em 2% – mínima histórica.

Nos últimos meses, com a alta do dólar e recuperação da atividade econômica, os preços passaram a subir num ritmo mais acelerado, principalmente alimentos.

Na ata da última reunião do Copom, o Banco Central avaliou que pressão sobre a inflação é ‘temporária’ e espera ‘reversão’ na alta de preços. O BC endureceu, porém, a mensagem sobre o eventual espaço para cortar a taxa básica de juros e frisou estar atento à piora do quadro fiscal do país e as implicações do aumento da dívida pública para a política monetária.

O mercado segue prevendo manutenção da taxa básica de juros neste patamar até o fim deste ano, subindo para 2,75% no final de 2021. Ou seja, a expectativa é que a Selic deve voltar a subir no ano que vem.

Para 2021, o mercado financeiro subiu de 3,10% para 3,11% sua previsão de inflação. No ano que vem, a meta central de inflação é de 3,75% e será oficialmente cumprida se o índice oscilar de 2,25% a 5,25%.

INPC de outubro sobe 0,89%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), índice de referência para reajustes salariais e benefícios previdenciários, subiu 0,89%, acima dos 0,87% registrados em setembro. Trata-se do maior resultado para um mês de outubro desde 2010, quando o índice foi de 0,92%.

No ano, o INPC acumula alta de 2,95% e, nos últimos 12 meses, de 4,77%, acima dos 3,89% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em outubro de 2019, a taxa foi de 0,04%.

Fonte: G1

Mais recentes

a7716454 38bd 4937 a9f8 e10c805fb41a PRF registra mais de 1.600 colisões com motocicletas nas rodovias federais da Bahia

PRF registra mais de 1.600 colisões com motocicletas nas rodovias federais da Bahia

As motocicletas seguem entre os modais mais vulneráveis no trânsito. A combinação de alta exposição do condutor…

SaveClip.App 693381469 18081900044638008 3383944652715962191 n Guajeru realiza 2ª Semana do Meio Ambiente com palestras sobre manejo sustentável no semiárido

Guajeru realiza 2ª Semana do Meio Ambiente com palestras sobre manejo sustentável no semiárido

A Prefeitura de Guajeru realiza, no dia 23 de maio, a 2ª Semana do Meio Ambiente, com…

hospital guanambi fachada 555x369 1 Jerônimo Rodrigues inaugura ampliação de leitos no Hospital Geral de Guanambi, nesta quarta (13)

Jerônimo Rodrigues inaugura ampliação de leitos no Hospital Geral de Guanambi, nesta quarta (13)

O governador Jerônimo Rodrigues cumpre agenda no município de Guanambi nesta quarta-feira (13), a partir das 13h15,…

deputada e governador Após pedido de Ivana Bastos, SAC Móvel chega aos municípios e ultrapassa 24 mil atendimentos

Após pedido de Ivana Bastos, SAC Móvel chega aos municípios e ultrapassa 24 mil atendimentos

“Eu precisava tirar minha identidade nova fazia tempo, mas, com dores nas pernas, era difícil viajar, e…

202605121407301778605650d570d0 Câmara de Guanambi aprova projetos voltados às mulheres, inclusão social e desenvolvimento urbano

Câmara de Guanambi aprova projetos voltados às mulheres, inclusão social e desenvolvimento urbano

Na Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (12), a Câmara Municipal de Guanambi aprovou importantes Projetos de Lei,…

a7716454 38bd 4937 a9f8 e10c805fb41a PRF registra mais de 1.600 colisões com motocicletas nas rodovias federais da Bahia

PRF registra mais de 1.600 colisões com motocicletas nas rodovias federais da Bahia

As motocicletas seguem entre os modais mais vulneráveis no trânsito. A combinação de alta exposição do condutor e práticas de risco, como excesso de velocidade,…

SaveClip.App 693381469 18081900044638008 3383944652715962191 n Guajeru realiza 2ª Semana do Meio Ambiente com palestras sobre manejo sustentável no semiárido

Guajeru realiza 2ª Semana do Meio Ambiente com palestras sobre manejo sustentável no semiárido

A Prefeitura de Guajeru realiza, no dia 23 de maio, a 2ª Semana do Meio Ambiente, com o tema “Solo vivo, futuro firme: manejo sustentável…

hospital guanambi fachada 555x369 1 Jerônimo Rodrigues inaugura ampliação de leitos no Hospital Geral de Guanambi, nesta quarta (13)

Jerônimo Rodrigues inaugura ampliação de leitos no Hospital Geral de Guanambi, nesta quarta (13)

O governador Jerônimo Rodrigues cumpre agenda no município de Guanambi nesta quarta-feira (13), a partir das 13h15, com entrega da reforma de 30 leitos de…

deputada e governador Após pedido de Ivana Bastos, SAC Móvel chega aos municípios e ultrapassa 24 mil atendimentos

Após pedido de Ivana Bastos, SAC Móvel chega aos municípios e ultrapassa 24 mil atendimentos

“Eu precisava tirar minha identidade nova fazia tempo, mas, com dores nas pernas, era difícil viajar, e eu acabava deixando para depois. Quando vi a…

202605121407301778605650d570d0 Câmara de Guanambi aprova projetos voltados às mulheres, inclusão social e desenvolvimento urbano

Câmara de Guanambi aprova projetos voltados às mulheres, inclusão social e desenvolvimento urbano

Na Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (12), a Câmara Municipal de Guanambi aprovou importantes Projetos de Lei, Requerimentos e Indicações voltados às áreas de inclusão…

WhatsApp Image 2026 05 09 at 18.15.51 Pindaí inaugura Escola de Tempo Integral Joana Maria de Jesus na comunidade da Tábua

Pindaí inaugura Escola de Tempo Integral Joana Maria de Jesus na comunidade da Tábua

A noite de sexta-feira, 8 de maio, foi marcada pela inauguração da Escola de Tempo Integral Joana Maria de Jesus, na comunidade da Tábua, em…

WhatsApp Image 2026 05 11 at 13.14.25 1 Prefeitura de Iuiu realiza abertura do Campeonato Municipal de Futsal 2026

Prefeitura de Iuiu realiza abertura do Campeonato Municipal de Futsal 2026

A Prefeitura Municipal de Iuiu, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, realizou, na noite deste sábado (9), a abertura do Campeonato…

WhatsApp Image 2026 05 11 at 11.16.54 2 Construção de Creche Proinfância avança em Urandi

Construção de Creche Proinfância avança em Urandi

A Prefeitura de Urandi segue avançando com a construção da Creche Proinfância Tipo 2, mais uma importante obra voltada ao fortalecimento da educação no município….

WhatsApp Image 2026 05 09 at 22.20.24 2 Espinosa conquista título do Campeonato Intermunicipal Master em Urandi; Guanambi fica com o vice-campeonato

Espinosa conquista título do Campeonato Intermunicipal Master em Urandi; Guanambi fica com o vice-campeonato

A noite deste sábado (09) foi marcada pela grande final do Campeonato Intermunicipal, na categoria Master, realizada no Estádio Municipal José Catarino Silveira Santos, em…

WhatsApp Image 2026 05 08 at 22.22.17 1 Urandi inaugura reforma e ampliação da Quadra de Esportes Manoel Gonzaga dos Santos

Urandi inaugura reforma e ampliação da Quadra de Esportes Manoel Gonzaga dos Santos

A Prefeitura de Urandi inaugurou a reforma e ampliação da Quadra de Esportes Manoel Gonzaga dos Santos, equipamento esportivo que passou por requalificação estrutural e…

WhatsApp Image 2026 05 09 at 12.25.08 Polícia Militar recupera veículo com restrição de furto/roubo em Jacaraci

Polícia Militar recupera veículo com restrição de furto/roubo em Jacaraci

Policiais militares da 94ª CIPM recuperaram, na manhã desta sexta-feira (8), um veículo com restrição de furto/roubo no município de Jacaraci. De acordo com informações…

SaveClip.App 688917882 18090879641193073 4289230199474750659 n Gestão de Sebastião Laranjeiras inicia entrega de cestas básicas para estudantes do PEJAI

Gestão de Sebastião Laranjeiras inicia entrega de cestas básicas para estudantes do PEJAI

A gestão do prefeito Pedro Malheiros iniciou, nesta semana, a entrega de cestas básicas destinadas aos estudantes do Programa de Educação de Jovens, Adultos e…

WhatsApp Image 2026 05 08 at 12.30.06 Urandi assina contrato para construção da Policlínica Municipal pelo PAC

Urandi assina contrato para construção da Policlínica Municipal pelo PAC

O prefeito de Urandi, Warlei Oliveira, esteve nesta semana na Superintendência da Caixa Econômica Federal, em Vitória da Conquista, para a assinatura do contrato do…

Captura de tela 2026 05 13 001532 Frank Aguiar é atração confirmada na festa de 146 anos de Jacaraci

Frank Aguiar é atração confirmada na festa de 146 anos de Jacaraci

A Prefeitura de Jacaraci confirmou Frank Aguiar como uma das atrações da festa em comemoração aos 146 anos do município. O show será realizado no…

23622497934 dc83a22630 o Governo lança plataforma para facilitar obtenção da CNH

Governo lança plataforma para facilitar obtenção da CNH

O ministro dos Transportes, George Santoro, lançou, nesta quarta-feira (6), a Nova Jornada do Instrutor, parte do programa CNH do Brasil, que entrou em vigor em…

Rolar para cima