Categories: NacionalNotícias

AstraZeneca espera produzir 200 milhões de doses de vacina até abril

[adning id=”2115″]

A AstraZeneca espera produzir mais de 100 milhões de doses de sua vacina contra a covid-19 – desenvolvida em conjunto com a Universidade de Oxford –  neste mês e elevar a capacidade para mais de 200 milhões de doses por mês até abril, disse o presidente executivo da farmacêutica, Pascal Soriot, nesta quinta-feira (11).

O chefe de Pesquisa e Desenvolvimento Biofarmacêutico da companhia, Mene Pangalos, afirmou que a empresa espera os dados dos testes em estágio avançado de sua vacina nos Estados Unidos, antes do final de março.

Uma leitura dos dados está somente “semanas distante”, disse ele em teleconferência depois da divulgação dos resultados da companhia em 2020.

OMS

A vacina da AstraZeneca é segura e eficaz e deve ser amplamente implantada, inclusive em países onde a variante sul-africana do coronavírus talvez reduza sua eficácia, recomendou um painel da Organização Mundial da Saúde (OMS) nessa quarta-feira.

Em recomendações provisórias sobre a vacina, o painel do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização disse que a vacina deve ser administrada em duas doses, com um intervalo de cerca de 8 a 12 semanas entre a primeira e a segunda, e também deve ser utilizada em pessoas com 65 anos ou mais.

Mesmo em países como a África do Sul, onde foram levantadas questões sobre a eficácia da vacina da AstraZeneca contra uma variante do coronavírus SARS-CoV-2, “não há razão para não recomendar seu uso”, afirmou o presidente do grupo da OMS, Alejandro Cravioto, em entrevista.

“Fizemos uma recomendação de que mesmo que haja uma redução na possibilidade de essa vacina ter um impacto total em sua capacidade de proteção, principalmente contra doenças graves, não há razão para não recomendar seu uso mesmo em países que têm circulação da variante”, disse ele.

A África do Sul interrompeu esta semana a vacinação com o imunizante da AstraZeneca, depois que dados de um pequeno ensaio mostraram que ela não protegia contra doenças leves a moderadas da variante 501Y.V2 do coronavírus, atualmente predominante no país.

A OMS disse que essas conclusões preliminares “destacam a necessidade urgente de uma abordagem coordenada para vigilância e avaliação de variantes” e seu impacto na eficácia da vacina.

“A OMS continuará monitorando a situação e à medida que novos dados forem disponibilizados, as recomendações serão atualizadas de acordo”, acrescentou.

Fonte: Agência Brasil

iGuanambi

Recent Posts

Urandi realizará 8ª Conferência Municipal de Saúde no dia 27 de novembro; inscrições estão abertas

A Prefeitura de Urandi realizará, no dia 27 de novembro, a 8ª Conferência Municipal de…

2 dias ago

Pindaí encerra ProLEEI com apresentações de alunos e projetos desenvolvidos nas escolas municipais

A Prefeitura de Pindaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na manhã desta…

2 dias ago

Projeto de Charles Fernandes amplia Tarifa Social de Energia para beneficiar mães atípicas

Segundo estimativa, o Brasil tem cerca de 9 milhões de mães atípicas. Desse total, mais…

2 dias ago

Charles Fernandes destaca avanços sociais e conquistas em 2026

O deputado federal Charles Fernandes (PSD-BA) destaca importantes avanços conquistados pelo Congresso Nacional em 2026,…

2 dias ago

Prefeitura de Riacho de Santana realizará Feira de Gado Municipal neste sábado (7)

A Prefeitura de Riacho de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento,…

2 dias ago

Câmara de Guanambi aprova dois Projetos durante Sessão desta terça-feira (3)

A Câmara Municipal de Guanambi aprovou, durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, 3 de novembro,…

2 dias ago