Notícias

Homens foram 82,6% das vítimas de suicídio na Bahia em 2020, aponta SEI

Os homens foram 82,6% das vítimas de suicídio na Bahia em 2020, de acordo com dados publicados nesta terça-feira (14) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).

Ainda de acordo com o estudo, em 2020, foram registrados 680 casos de suicídios na Bahia. Esse número equivalia a 4,6 vítimas de suicídio a cada 100 mil baianos. Contudo, esse contingente era menor 2,4% do que os registros de 2019, quando o estado registrou o maior volume de suicídios dos últimos 10 anos.

Embora seja uma redução significativa, a tendência identificada é de que esse é um fenômeno em expansão no estado, que é o 23º entre todas as 27 unidades da federação. Os resultados iniciais sugerem que mesmo em vigência do atual quadro pandêmico, iniciado ainda no primeiro trimestre de 2020, não se observou um aumento dos casos na Bahia.

Na análise por faixa etária, adultos (entre 30 e 59 anos) são o grupo mais suscetível a cometer esse tipo de violência. Eles respondiam por pouco mais da metade dos casos (54,0%), seguido dos jovens (de 20 a 29 anos) com 18,8% e dos idosos (acima de 60 anos de idade), com 18,4% no total de vítimas.

No que se refere aos aspectos situacionais, o domicílio continua sendo o principal espaço para o cometimento desse tipo de violência: 59,7%. Isto significa dizer que, aproximadamente, seis em cada dez suicídios ocorreram dentro da casa da vítima.

Conforme já observado em outros anos, os enforcamentos ainda constituem o principal método que as vítimas utilizam para dar fim ao seu sofrimento psicológico. Na Bahia, eles representaram 71,3% dos casos em 2020, seguidos da intoxicação por substâncias tóxicas (10,7%), armas de fogo (7,5%) e outras causas, que concentravam 10,4% dos casos.

Confira aqui os dados completos do estudo.

Fonte: Bahia Notícias

iGuanambi

Recent Posts

UNEB promove Palestra e Talk show sobre empreendedorismo com Helen Costa e Hugo Costa

Na noite da última quarta-feira (08), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII,…

1 hora ago

Após luta de Ivana Bastos e prefeito de Caculé, estrada Caculé/Condeúba avança com licitação publicada

O tão sonhado asfalto no trecho da BA617, que liga os municípios de Caculé e…

1 hora ago

Sicoob é destaque no reconhecimento anual de Agentes Financeiros do BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reconheceu o Sicoob em cinco categorias…

1 hora ago

Jovem de 25 anos morre após acidente de moto na zona rural de Guanambi

Um jovem de 25 anos morreu após um acidente de motocicleta na manhã desta quinta-feira…

15 horas ago

Trabalho de Ivana Bastos garante importantes avanços para o abastecimento de água em Guanambi e demais municípios

O compromisso do mandato de Ivana Bastos com a ampliação do acesso à água de…

1 dia ago

Câmara de Guanambi aprova projeto que prevê cassação de alvará para postos que venderem combustível adulterado

A Câmara Municipal de Guanambi aprovou, na sessão desta segunda-feira (7), o Projeto de Lei nº…

3 dias ago