Notícias

Inmet emite alerta de perigo de formação de temporais nas regiões de Barreiras, Guanambi e Vitória da Conquista

Fonte: Agência Sertão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Virtual para Avisos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) emitiram alerta de nível laranja, com grau de severidade de “perigo”, por conta do risco de chuvas intensas em áreas da Bahia, Goiás, Minas Gerais e Tocantins.

O aviso foi iniciado no fim da manhã desta quinta-feira (21) e vale até 09h50 desta sexta-feira (22), com possibilidade de ser prorrogado em algumas áreas até o fim de semana.

Na Bahia, a faixa de alerta engloba as regiões de Barreiras, no Oeste do Estado, de Guanambi e Vitória da Conquista, no Centro-Sul e de parte da região Sul. Em Minas o alerta vale para parte das regiões do Vale do Mucuri, Norte e Vale do Rio Doce.

Já em Goiás podem ocorrer estas condições no Norte e Leste do Estado e no Tocantins na região conhecida como Oriental do Tocantins. Ao todo, 282 municípios estão incluídos neste alerta.

De acordo com o Inmet e com o Alert-AS, as chuvas nestas áreas podem acumular entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm em 24 horas. Os temporais também podem ser acompanhados de ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h.

Nestas condições, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O Inmet alerta para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores em condições de vento forte, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também recomenda-se que não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Além disso, em caso de temporais fortes, recomenda-se que se desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia em situações mais extremas. Em caso de acidentes, é necessário acionar a  Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Durante a previsão do tempo divulgada na edição desta quinta-feira do Jornal Hoje, de Rede Globo, foi divulgado que o acumulado de chuva pode chegar a 90 mm na região de Guanambi.

A formação de uma zona de baixa pressão atmosférica no oceano entre os litorais baiano e capixaba está proporcionando a primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul que atua convergindo umidade entre o norte do Brasil (Região Amazônica) e o Oceano Atlântico, criando um verdadeiro rio aéreo. Esse sistema de circulação atmosférica é responsável por fortes chuvas principalmente em nossa região.

Registros

De acordo com os dados coletados pelo pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro de Guanambi, o acumulado de chuva na cidade no mês de outubro é de 37 mm. Nesta quarta-feira (20) foram registrados 5 mm e nesta quinta-feira, até 18h, foram 12 mm.

Em Vitória da Conquista, segundo os dados do Cemaden, entre a noite de quarta-feira e fim da tarde de quinta, os volumes registrados  variam de 23 mm a 31 mm. O menor volume foi registrado no bairro Barcelar, 23 mm. Já no Recreio e Centro a precipitação está em 27 mm e no Patagônia e Lomantão já passa de 30 mm.

Fonte: Agência Sertão

iGuanambi

Recent Posts

Ibiassucê adere ao Programa de Aquisição de Alimentos e fortalece agricultura familiar

A Prefeitura de Ibiassucê aderiu ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) junto ao Governo…

2 horas ago

Prefeito Cris de Dema cumpre agenda na Secretaria da Educação da Bahia e garante mobiliário escolar para Piripá

Sempre buscando recursos para áreas prioritárias do município, como a educação, o prefeito de Piripá,…

2 horas ago

Prefeitura de Malhada premia profissionais da rede municipal no âmbito do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

A Prefeitura Municipal de Malhada, por meio da Secretaria de Educação, celebrou a premiação de…

2 horas ago

Hugo Costa participa de diálogo com Associação do Bairro Beija-Flor em Guanambi para discutir melhorias na sede

Na noite de ontem (25/02), a Diretoria e o Conselho Fiscal da Associação do Bairro…

21 horas ago

Prefeitura de Jacaraci realiza entrega de cestas do PAA em parceria com a Conab e associações rurais

A Prefeitura de Jacaraci, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta semana a…

21 horas ago

Prefeito Warlei Oliveira participa da abertura dos trabalhos do Legislativo em Urandi

O prefeito de Urandi, Warlei Oliveira, esteve presente na noite desta terça-feira na sessão solene…

21 horas ago