Notícias

Produção industrial cai 0,4% em setembro, diz IBGE

A produção industrial brasileira recuou 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Essa é a quarta queda consecutiva do setor, que acumula perda de 2,6% no período de quatro meses, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com setembro de 2020, o setor recuou 3,9%. Na média móvel trimestral, houve uma queda de 0,7%.

Apesar do resultado de setembro, o setor apresenta altas de 7,5% no ano e de 6,4% em 12 meses, de acordo com o IBGE.

Na comparação de setembro com agosto, dez das 25 atividades industriais pesquisadas tiveram queda, com destaques importantes para produtos alimentícios (-1,3%) e metalurgia (-2,5%).

Também tiveram perdas importantes os ramos de couro, artigos para viagem e calçados (-5,5%), outros equipamentos de transporte (-7,6%), bebidas (-1,7%), indústrias extrativas (-0,3%), móveis (-3,7%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-1,7%).

Produtos de metal e produtos de minerais não metálicos mantiveram o mesmo nível de produção no período. Quatorze atividades tiveram alta, em especial produtos farmoquímicos e farmacêuticos (6,5%), outros produtos químicos (2,3%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (1,0%) e máquinas e equipamentos (1,9%).

Fonte: Agência Brasil

iGuanambi

Recent Posts

Prefeitura de Pindaí inaugura nova sede da Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Pindaí, por meio da Secretaria de Assistência Social, entregou na última…

21 horas ago

Em audiência na Embasa, Ivana Bastos garante avanços para Ibiassucê e Guanambi

A deputada Ivana Bastos assegurou importantes encaminhamentos para ampliar o abastecimento de água nos municípios…

21 horas ago

Prefeitura de Sebastião Laranjeiras realiza entrega de kits escolares na Escola de Mandiroba

A gestão municipal de Sebastião Laranjeiras, por meio da Secretaria de Educação, segue investindo nas…

21 horas ago

Câmara de Pindaí abre trabalhos legislativos de 2026 e aprova nome para Arquivo Municipal

A Câmara de Vereadores de Pindaí realizou nesta terça-feira (03) concorrida sessão solene, marcando a…

21 horas ago

Com 950 mm de chuva até 4/3 em Guanambi e previsão para a segunda quinzena de março, cidade pode ultrapassar recorde de 1992

Nos últimos 60 anos, somente em 1992 as chuvas em Guanambi ultrapassaram os 1.000 mm…

23 horas ago

Prefeitura de Ibiassucê realiza exames especializados no Hospital Municipal São Sebastião

A Prefeitura Municipal de Ibiassucê, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou à população…

2 dias ago