Notícias

Combate à desinformação: TSE e Telegram formalizam parceria

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Telegram celebraram, nesta segunda-feira (16), acordo de colaboração mútua para enfrentamento da desinformação. O TSE é o primeiro órgão eleitoral no mundo a assinar um acordo com a plataforma que envolve cooperação e ações concretas.

De acordo com o documento, que deve vigorar até 31 de dezembro de 2022, a parceria envolve a criação de um canal oficial do TSE na plataforma para divulgar informações oficiais sobre as eleições, suporte da equipe técnica do Telegram para o desenvolvimento de um robô para tirar dúvidas dos usuários sobre as eleições, bem como o desenvolvimento de uma nova funcionalidade na plataforma para marcação de conteúdos desinformativos.

Além de apoio técnico e inovações no produto para enfrentar a desinformação, a plataforma se comprometeu a apoiar o TSE na divulgação do canal para todos os usuários do Telegram no país.

Também será disponibilizado um canal extrajudicial para que o TSE realize denúncias na plataforma. Quando houver denúncias, o Telegram conduzirá investigação interna para verificar se os canais indicados violaram os termos de serviço e políticas da plataforma.

O Tribunal se compromete também a fornecer informações e relatórios sobre o desenvolvimento das eleições que possam ser importantes para que o Telegram desenvolva políticas internas e melhores práticas.

Outros acordos

No dia 15 de fevereiro, o Tribunal Superior Eleitoral firmou ou renovou parceria com as principais redes sociais e plataformas digitais de compartilhamento de mensagens e vídeos. Fazem parte do acordo para ação coordenada de combate às fake news nas eleições de 2022: Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube, LinkedIn, Kwai e Spotify.

Desde 2018, a Justiça Eleitoral atua no combate à disseminação de notícias falsas relacionadas às eleições e à Justiça Eleitoral. Os memorandos de entendimento, que não acarretam nenhum custo para o TSE, integram o Programa de Enfrentamento à Desinformação, lançado em agosto de 2019 e tornado permanente em 2021. Nesta segunda-feira (16), o Telegram aderiu ao programa, comprometendo-se a implementar medidas concretas para combater a divulgação de conteúdos falsos.

Confira a íntegra do memorando.

Fonte: TSE

iGuanambi

Recent Posts

Projeto que autoriza reajuste dos servidores efetivos da Prefeitura é aprovado na Câmara de Guanambi

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (28), a Câmara Municipal de Guanambi aprovou o Projeto de…

8 horas ago

Inscrições para Feira da Agricultura Familiar da Expofeira Jacaraci 2026 estão abertas

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição da Feira da Agricultura Familiar, que integra…

9 horas ago

Pindaí inaugura novas sedes das polícias Civil e Militar e amplia investimentos em segurança

O município de Pindaí viveu, no último sábado (25), um momento marcante dentro das comemorações…

9 horas ago

Sesab abre processo seletivo com 41 vagas para motoristas

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou, no Diário Oficial do Estado…

9 horas ago

IF Baiano de Guanambi participa de evento internacional no México e reforça atuação na pesquisa agrícola

O Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi participou da XXV Reunião Internacional da ACORBAT, realizada…

9 horas ago

Com entregas em Pindaí, Governo do Estado ultrapassa marca de 20 unidades Policiais inauguradas em 2026

Com as entregas da Delegacia Territorial (DT) e do Pelotão município de Pindaí, o Governo…

9 horas ago