Notícias

Xenofobia: Defensoria processa advogada que ofendeu barreirenses e nordestinos após primeiro turno das eleições

Uma Ação Civil Pública foi movida pela DPE/BA em Barreiras, na Bacia do Rio Grande, contra a advogada Geisa Freire Barbosa, em 14 de outubro, devido a declarações ofensivas proferidas após o primeiro turno das eleições contra habitantes locais, baianos e nordestinos em vídeo publicado pela ré nas redes sociais.

No vídeo, a ré declarou “eu tô feliz, porque minha cidade tem um pessoal que ainda pensa. Barreiras, além de ser cheia de muriçoca, é cheia de petista. Barreiras, que vergonha Barreiras! […] É por isso que Barreiras é feia”.

Geisa Freire Barbosa declarou ainda que “o brasileiro é uma fraude. Somos uma fraude política. Todo ano, toda eleição tem a questão do nordeste: ‘ah, que o nordeste elegeu petista’; ‘ah, xenofobia contra o nordeste’. Gente, eu, como nordestina e baiana, digo e toda eleição eu digo: o Nordeste tem que se lascar. A Bahia também tem que se lascar, para não falar outro palavrão aqui”.

De acordo com o TSE, o candidato à presidência da república pelo Partido dos Trabalhadores recebeu 47.952 votos em Barreiras (58,05% dos votos válidos).

Na ACP, a Defensoria pleiteia indenização de R$ 50 mil, por danos morais e coletivos, a ser destinada a entidades de combate ao racismo, preconceito e xenofobia. Foi solicitada ainda a imediata retratação de ofensas, por todos os meios de comunicação disponíveis, em 48 horas, sob pena de imposição de multa de R$ 1 mil por dia.

O objetivo da DPE/BA é buscar “reparação pelos danos morais coletivos causados à milhões de brasileiros nordestinos, a população baiana e barreirense, que aqui residam ou tenham se originado, em virtude do vídeo divulgado pela ré, em que propaga falas preconceituosas e discriminatórias à população citada”, explicou a coordenadora da 8ª Regional da DPE/BA, Laís Daniela Sambüc.

Fonte: ASCOM

iGuanambi

Recent Posts

Pindaí realiza Oficina Participativa de Educação Ambiental com apoio do Consórcio do Alto Sertão

A Prefeitura de Pindaí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu nesta…

2 dias ago

Urandiense Mirany Andrade de Oliveira toma posse como membro correspondente da Academia Teixeirense de Letras

A urandiense Mirany Andrade de Oliveira tomou posse como membro correspondente da Academia Teixeirense de…

2 dias ago

Idoso de 73 anos é encontrado morto dentro de residência em Guanambi

Um idoso de 73 anos foi encontrado morto na noite desta quarta-feira (5) em uma…

3 dias ago

Prefeitura de Pindaí inaugura nova sede da Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Pindaí, por meio da Secretaria de Assistência Social, entregou na última…

4 dias ago

Em audiência na Embasa, Ivana Bastos garante avanços para Ibiassucê e Guanambi

A deputada Ivana Bastos assegurou importantes encaminhamentos para ampliar o abastecimento de água nos municípios…

4 dias ago

Prefeitura de Sebastião Laranjeiras realiza entrega de kits escolares na Escola de Mandiroba

A gestão municipal de Sebastião Laranjeiras, por meio da Secretaria de Educação, segue investindo nas…

4 dias ago