Notícias

Campanha da Fraternidade tem a fome como tema em 2023

Começa nesta quarta-feira (22), a Campanha da Fraternidade 2023 e, pela terceira vez, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) traz a fome como tema de reflexão durante a quaresma – período entre o carnaval e a Páscoa. De acordo com a CNBB, “a emergência sobre o assunto” foi o que motivou a escolha.

Conforme uma pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, divulgada em junho do ano passado, 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer diariamente no país. O número é quase o dobro do contingente estimado em 2020 e representa 14 milhões de pessoas a mais passando fome no Brasil.

Com o tema “Fraternidade e Fome”, e o lema bíblico “Dai-lhe vós mesmo de comer!” – extraído de Mateus 14,16 – a CNBB pretende fomentar ações para minimizar os impactos da fome da vida dos brasileiros. O lançamento da campanha está marcado para 10h desta quarta, em Brasília.

“Um dos objetivos é propor aos fiéis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano conforme pede o Papa Francisco”, diz a CNBB.

O que é a Campanha da Fraternidade?

A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964 como uma proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à igreja Católica para celebrar a Quaresma. Além das orações e do jejum, o objetivo é “exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico”.

Em 1964, o primeiro tema da Campanha da Fraternidade foi “Igreja em Renovação”. Depois, a cada ano, um novo assunto ligado foi designado para que os católicos pensassem e agissem.

Partilha, reconciliação, saúde, trabalho, justiça, família, esperança e até tráfico humano já foram tema. Em 2022 a educação pautou as reflexões.

Fonte: g1

iGuanambi

Recent Posts

Sebastião Laranjeiras conclui capacitação para profissionais de apoio escolar

A gestão municipal de Sebastião Laranjeiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, segue investindo…

14 horas ago

Deputado Charles Fernandes cumpre agenda em Malhada e Matina durante eventos tradicionais da região

O deputado federal Charles Fernandes (PSD) participou, no último final de semana, de uma extensa…

15 horas ago

Com investimentos de R$ 3,5 milhões, obras da Creche Municipal Professor Joaquim Alves Brito avançam no Bairro Alto Caiçara em Guanambi

Dezenas de trabalhadores imprimem um ritmo intenso às obras da Creche Municipal Professor Joaquim Alves…

2 dias ago

CEAC participa do Trezenário de Santo Antônio e fortalece a Educação Integral em Urandi

O Centro de Educação, Arte e Cultura de Urandi (CEAC), unidade de Educação Integral em…

2 dias ago

Vitor Bonfim destaca crescimento da Bahia Farm Show e importância do agronegócio para a economia baiana

O deputado estadual Vitor Bonfim (PV) participou da abertura da 20ª edição da Bahia Farm…

2 dias ago

Programa Municipal de Educação Ambiental promove oficina sobre Caatinga e mudanças climáticas em Igaporã

O Programa Municipal de Educação Ambiental e Patrimonial (PMEAPI) promoveu, em Igaporã, mais um ciclo…

2 dias ago