Notícias

Bahia e Alemanha discutem investimentos em hidrogênio verde

O encontro entre os representantes do Governo da Bahia e dos representantes da Alemanha foi realizado por meio das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e também pela secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) na última quarta (15). Durante o encontro, se discutiu a troca de experiências e parcerias para o fomento da transição energética e da economia de baixo carbono com base no hidrogênio verde (H₂V).

Na reunião, o Estado apresentou dados preliminares referentes ao Mapa de H₂V da Bahia, que foi elaborado em parceria com o Senai Cimatec, onde foram identificadas áreas prioritárias no estado para investimentos em produção do hidrogênio verde, que é um componente que é feito sem a queima de carbono, ou seja, sem a produção dos gases de efeito estufa.

Representando as partes estiveram o diretor de departamento do Ministério de Assuntos Econômicos e Proteção Climática da Alemanha, Christian Storost, e a Cônsul Petra Schaeber, por parte da Alemanha, e do lado do Brasil e do Governo do Estado da Bahia, esteve o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré Martins. O titular da pasta baiana, inclusive, ressaltou que a visita de representantes do governo alemão mostra que a Bahia é destaque, no cenário mundial, para investimentos na geração de energia renovável.

“A Bahia possui enorme potencial para se firmar como uma das maiores economias globais baseadas no H₂V, com alta capacidade de produção e mercado de consumo seja na indústria, na siderurgia e no agronegócio. A gestão ambiental da Bahia trabalha para o fortalecimento de parcerias e acordos de cooperação, visando o fomento de projetos inovadores, que priorizem a redução nas emissões de gases de efeito estufa”, afirmou Martins.

Após a reunião, os representantes alemães parabenizaram a Bahia pelas iniciativas apresentadas, em especial por todo o detalhamento dos estudos que já haviam sido executados e também pelo planejamento para futuras execuções do prejeto que foram apresentados para eles. De acordo com o chefe de gabinete da SDE, Aécio Moreira, isto tudo foi possível porque “a Bahia é um dos estados atuantes em termos de descarbonização da matriz econômica, que é um dos pontos previstos pelo acordo de Paris até 2050”.

O QUE É HIDROGÊNIO VERDE

O hidrogênio verde é uma fonte de alta densidade energética e de carbono nulo que é produzido a partir de fontes renováveis como a eólica, a solar, a hidráulica, a biomassa ou o biogás. Segundo as projeções da Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena), feitas ainda em 2019, essa nova fonte poderá representar 18% de toda energia consumida globalmente e pode se tornar competitiva, em relação ao de origem fóssil, antes do ano de 2025.

Fonte: Bahia Econômica

iGuanambi

Recent Posts

Prefeitura de Pindaí autoriza investimento de R$ 1,3 milhão na reforma e requalificação de UBSs

A Prefeitura Municipal de Pindaí vai investir R$ 1.348.246,93 em obras de reforma e requalificação…

1 dia ago

Prefeito de Igaporã apresenta demandas da área da saúde em audiência na Sesab

O prefeito de Igaporã, Neto Cotrim, ao lado da deputada estadual Ivana Bastos, foi recebido…

2 dias ago

Ibiassucê se prepara para o Janeirão 2026, tradicional festa do calendário cultural do município

Em meio a um clima de otimismo, marcado pela realização de obras e ações que…

2 dias ago

Prefeitura de Candiba anuncia Pré-Carnaval 2026 com grandes atrações nos dias 6 e 7 de fevereiro

A Prefeitura Municipal de Candiba prepara mais uma edição de um dos eventos mais marcantes…

2 dias ago

Prefeitura de Sebastião Laranjeiras autoriza construção de quadra coberta na comunidade de Barreiras

Na manhã do dia 12 de janeiro, o prefeito Dr. Pedro Malheiros, ao lado da…

2 dias ago

Guajeru é reconhecido pelo MEC no Prêmio Reconhecimento Mais Professores

O município de Guajeru foi reconhecido pelo Ministério da Educação por meio do prêmio Reconhecimento…

2 dias ago