Notícias

Bahia registra aumento de cobertura vacinal em 2023

A Bahia fechou 2023 com chave de ouro. O estado registrou aumento na cobertura vacinal de sete das oito vacinas recomendadas no calendário infantil para crianças com um ano de idade, com destaque para os números da DTP (difteria, tétano e coqueluche), cujos índices saltaram de 63% em 2022 para 81% em 2023, o que representa um aumento de 18 pontos percentuais.

“Os números revelam um resultado importante, fruto de um trabalho intenso que temos feito junto com o Ministério da Saúde para proteger nossas crianças. Celebramos demais esses números, que servem de incentivo para seguirmos trabalhando para melhorar ainda mais a cobertura vacinal na Bahia”, avalia Roberta Santana, secretária da Saúde do Estado.

A Bahia também ampliou as coberturas da primeira dose de tríplice viral, que, no ano passado, alcançou 89%, o que representa um crescimento de 13,1 % em relação a 2022, e da vacina contra hepatite A, cujos números passaram de 68%, em 2022, para 83,7% em 2023. Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde são preliminares e correspondem ao período de janeiro a outubro do ano passado, comparados com todo o ano de 2022.

No estado, o mesmo ocorreu com as vacinas de poliomielite, que registraram aumento de 14,4%, com taxas que passaram de 63,1% no ano retrasado a 77,5% em 2023, e meningocócica, que registrou 83,3% de cobertura no ano passado, com aumento de 11,3% em relação a 2022, cujo número foi 71%. Também foi registrado o aumento das aplicações de vacinas contra febre amarela, indicada aos nove meses de idade, que passaram de 60,7% em 2022 para 71,6% em 2023, com aumento de 10,9%, e da pneumocócica, cujo índice foi de 68,2% no ano passado e 67,4% no ano retrasado.

Vale ressaltar que a Bahia é uma das quatro unidades da federação que, em 2023, aumentaram a cobertura para todas as vacinas recomendadas para bebês de 2 a 6 meses de idade.

Fonte: ASCOM com informações do Ministério da Saúde

iGuanambi

Recent Posts

TCM-BA aprova contas da Prefeitura de Sebastião Laranjeiras referentes ao exercício de 2024

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou as contas da Prefeitura de…

2 horas ago

Prefeito Warlei Oliveira participa de palestra sobre educação acolhedora e currículo humanizado em Urandi

O prefeito de Urandi, Warlei Oliveira, participou da palestra “A escola que acolhe e o…

3 horas ago

Prefeito Warlei Oliveira prestigia posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Urandi

O prefeito de Urandi, Warlei Oliveira, participou da posse da nova diretoria do Sindicato dos…

3 horas ago

Riacho de Santana recebe nova van para transporte de pacientes em Tratamento Fora do Domicílio

O município de Riacho de Santana recebeu uma nova van destinada ao Tratamento Fora do…

3 horas ago

Rondesp Meio Oeste conduz quatro suspeitos por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Quatro pessoas foram conduzidas à delegacia na noite desta segunda-feira, 27 de julho, após uma…

3 horas ago

Piripá comemora 64 anos de emancipação política com ato cívico e shows musicais

O município de Piripá celebra, no próximo dia 31 de julho, 64 anos de emancipação…

3 horas ago