Notícias

Bahia registra aumento de cobertura vacinal em 2023

A Bahia fechou 2023 com chave de ouro. O estado registrou aumento na cobertura vacinal de sete das oito vacinas recomendadas no calendário infantil para crianças com um ano de idade, com destaque para os números da DTP (difteria, tétano e coqueluche), cujos índices saltaram de 63% em 2022 para 81% em 2023, o que representa um aumento de 18 pontos percentuais.

“Os números revelam um resultado importante, fruto de um trabalho intenso que temos feito junto com o Ministério da Saúde para proteger nossas crianças. Celebramos demais esses números, que servem de incentivo para seguirmos trabalhando para melhorar ainda mais a cobertura vacinal na Bahia”, avalia Roberta Santana, secretária da Saúde do Estado.

A Bahia também ampliou as coberturas da primeira dose de tríplice viral, que, no ano passado, alcançou 89%, o que representa um crescimento de 13,1 % em relação a 2022, e da vacina contra hepatite A, cujos números passaram de 68%, em 2022, para 83,7% em 2023. Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde são preliminares e correspondem ao período de janeiro a outubro do ano passado, comparados com todo o ano de 2022.

No estado, o mesmo ocorreu com as vacinas de poliomielite, que registraram aumento de 14,4%, com taxas que passaram de 63,1% no ano retrasado a 77,5% em 2023, e meningocócica, que registrou 83,3% de cobertura no ano passado, com aumento de 11,3% em relação a 2022, cujo número foi 71%. Também foi registrado o aumento das aplicações de vacinas contra febre amarela, indicada aos nove meses de idade, que passaram de 60,7% em 2022 para 71,6% em 2023, com aumento de 10,9%, e da pneumocócica, cujo índice foi de 68,2% no ano passado e 67,4% no ano retrasado.

Vale ressaltar que a Bahia é uma das quatro unidades da federação que, em 2023, aumentaram a cobertura para todas as vacinas recomendadas para bebês de 2 a 6 meses de idade.

Fonte: ASCOM com informações do Ministério da Saúde

iGuanambi

Recent Posts

Dra. Lara Fernandes amplia diálogo com o agro e fortalece presença no Sudoeste baiano

GUANAMBI (BA) — A passagem da vereadora de Vitória da Conquista e candidata a deputada…

3 dias ago

Riacho de Santana realiza nova edição do PAA com apoio à agricultura familiar

Riacho de Santana realizou, nesta quarta-feira, mais uma edição do Programa de Aquisição de Alimentos…

4 dias ago

Associação das Várzeas e Solidão recebe trator e implementos agrícolas em Riacho de Santana

A Associação das Várzeas e Solidão, em Riacho de Santana, recebeu no último fim de…

4 dias ago

Riacho de Santana amplia oferta de cirurgias e registra 611 cirurgias oftalmológicas e 371 procedimentos no Hospital Municipal

A Prefeitura de Riacho de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o…

4 dias ago

Malhada entrega 18 veículos e inaugura novos serviços públicos para a população

A Prefeitura de Malhada realizou a entrega oficial de 18 novos veículos para reforçar a…

4 dias ago

Iuiu abre inscrições para famílias interessadas no Serviço de Família Acolhedora

O município de Iuiu está com inscrições abertas para famílias interessadas em participar do Serviço…

4 dias ago