Notícias

Governo lança site com mais de 2,5 mil serviços de atendimento à mulher

Como parte da estratégia de enfrentamento à misoginia e à violência de gênero, o Ministério das Mulheres lançou, nesta quinta-feira (8), o Painel Ligue 180, no site da pasta. De acordo com o governo, a nova ferramenta disponibiliza uma base de dados online com mais de 2,5 mil serviços que compõem a rede de atendimento às mulheres em situação de violência no país, atualmente cadastrada na Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.

De acordo com o ministério, o mapeamento tem o objetivo de orientar  e agilizar a consulta às modalidades de serviços, os endereços, a distribuição entre as regiões e outras informações que podem servir tanto para usuários quanto para gestores.

A iniciativa compõe uma ação mais ampla do governo, voltada ao combate à violência de gênero e doméstica, o “Brasil sem Misoginia”. Neste sentido, a ministra Cida Gonçalves destaca que “precisamos ter como meta, no nosso país, a questão do feminicídio zero. Nós precisamos trabalhar para que violência contra as mulheres, de fato, nunca mais aconteça”.

Leia também: Governo lança campanha para combater ódio às mulheres

O lançamento da ferramenta acontece às vésperas do Carnaval, momento em que, infelizmente, ainda é comum o assédio e a violência às mulheres.O Painel Ligue 180 do Ministério das Mulheres permite a busca por serviços de atendimento à mulher por região, estado e cidade e tem foco na prevenção e enfrentamento de violências cometidas contra mulheres.

 

No espaço, internautas terão disponíveis informações sobre nove serviços: delegacias especializadas e núcleos ou postos de atendimento à mulher em delegacias gerais; Núcleos da Mulher nas Defensorias Públicas (NUDEM); promotorias Especializadas e Núcleos de Gênero nos Ministérios Públicos; juizados e varas especializadas em violência doméstica e familiar contra a mulher; Centros de Referência e de Atendimento à Mulher (CRAMs, CEAMs etc.); casas abrigo, casas de acolhimento provisório e casas-de-passagem; serviços de saúde a pessoas em situação de violência sexual; casa da mulher brasileira; Patrulhas Maria da Penha. Além disso, a população poderá contribuir com a inclusão de serviços que possam não estar contidos na plataforma.

Leia também: Brasil registra aumento de feminicídios e estupros no 1º semestre

Além do espaço virtual, a Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180 —pode ser acionada via telefone, pelo número 180, e via WhatsApp, pelo (61) 9610-0180, em casos de denúncias de violência contra mulher, e para fornecer informações sobre direitos, garantias e serviços que prestam acolhimento humanizado às vítimas.

Para acessar o Painel, clique aqui.

Fonte: Agência Brasil

iGuanambi

Recent Posts

UNEB promove Palestra e Talk show sobre empreendedorismo com Helen Costa e Hugo Costa

Na noite da última quarta-feira (08), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII,…

16 horas ago

Após luta de Ivana Bastos e prefeito de Caculé, estrada Caculé/Condeúba avança com licitação publicada

O tão sonhado asfalto no trecho da BA617, que liga os municípios de Caculé e…

16 horas ago

Sicoob é destaque no reconhecimento anual de Agentes Financeiros do BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reconheceu o Sicoob em cinco categorias…

16 horas ago

Jovem de 25 anos morre após acidente de moto na zona rural de Guanambi

Um jovem de 25 anos morreu após um acidente de motocicleta na manhã desta quinta-feira…

1 dia ago

Trabalho de Ivana Bastos garante importantes avanços para o abastecimento de água em Guanambi e demais municípios

O compromisso do mandato de Ivana Bastos com a ampliação do acesso à água de…

2 dias ago

Câmara de Guanambi aprova projeto que prevê cassação de alvará para postos que venderem combustível adulterado

A Câmara Municipal de Guanambi aprovou, na sessão desta segunda-feira (7), o Projeto de Lei nº…

3 dias ago