Notícias

Guanambiense Lucas Donato Primo Costa é empossado como Promotor de Justiça no Ministério Público no Estado do Amazonas

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) realizou, nesta terça-feira (24/03), a solenidade de posse de cinco novos promotores de Justiça substitutos, em sessão extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça. A cerimônia foi presidida pela procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Albuquerque, e reuniu dezenas de autoridades, membros, servidores, familiares e convidados.

O evento também foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do MPAM no YouTube e está disponível, na íntegra, no link (clique aqui).

Tomaram posse os promotores de Justiça João Ricardo Fonseca e Lima Tisse Garcia, Miguel Ângelo da Silva Ribeiro, Lucas Donato Primo Costa, Marcelo dos Anjos de Castro e Sandro Crispim Gonçalves Nóbrega Magalhães. Os novos membros ingressam na carreira com a missão de promover a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Durante a solenidade, a PGJ destacou o papel constitucional do Ministério Público e a responsabilidade dos novos integrantes diante dos desafios contemporâneos. Em seu discurso, ressaltou que “a missão que ora passam a cumprir é a de assegurar que a Constituição se converta em instrumento de inclusão, Justiça e cidadania, especialmente para aqueles que mais necessitam da atuação do estado”.

“Vivemos um tempo em que a atuação do Ministério Público exige mais do que a aplicação da lei: exige compromisso real com a transformação social, com a defesa dos direitos fundamentais e com a proteção dos mais vulneráveis. A atuação ministerial deve ser marcada pela sensibilidade para compreender as múltiplas realidades sociais e pela técnica necessária para promover soluções efetivas, sempre com independência, ética e responsabilidade perante a sociedade”, comentou a PGJ Leda Mara Albuquerque

Falando em nome dos empossados, o promotor de Justiça João Ricardo Fonseca e Lima Tisse Garcia enfatizou o compromisso ético da carreira e o significado da função ministerial. “Assumimos o compromisso de guardar a ordem e promover a Justiça como expressão do bem comum, compreendendo que não somos donos do poder que exercemos, mas servidores da sociedade”, afirmou, ao destacar que “o sacerdócio ministerial exige abnegação, prudência e firmeza de caráter para atuar com equilíbrio e responsabilidade, sempre orientado pela busca do justo”.

“A Justiça não pode ser instrumento de vontades pessoais, mas a realização concreta do direito de cada cidadão, contribuindo para organizar, proteger e pacificar a vida em sociedade”, complementou o recém-empossado membro do parquet.

A solenidade também contou com manifestação da vice-presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), promotora de Justiça Yara Marinho, que deu as boas-vindas aos novos membros. “Os senhores assumem, perante a sociedade amazonense, o compromisso de servir ao Ministério Público com firmeza, sensibilidade e dedicação, atuando na defesa da Justiça e do povo do nosso estado”, declarou.

Representando o governador Wilson Lima (UB), o procurador do Estado do Amazonas Luan Silva Seminario elogiou a trajetória escolhida pelos novos membros. “Não existe roteiro para que a gente consiga conquistar o sonho que hoje celebramos nessa cerimônia. Mas uma coisa é certa: os sonhos desses, agora, cinco novos promotores são frutos de empenho de uma equipe de bastidores, cujo trabalho e amor incondicionais foram capazes de tornar mais leve a caminhada até a aprovação e a tão esperada posse”, comentou.

Atuação no interior 

Os novos promotores de Justiça foram designados para diferentes comarcas do interior do Amazonas, onde irão atuar diretamente na defesa dos direitos da população e na fiscalização das políticas públicas.

João Ricardo assumirá a comarca de São Paulo de Olivença; Miguel Ângelo atuará em Amaturá; Lucas Donato em Juruá; Marcelo dos Anjos em Fonte Boa; e Sandro Crispim em Carauari.

A posse marca o início da trajetória dos novos promotores no MPAM, em um momento de fortalecimento institucional e ampliação da presença do Ministério Público no interior, contribuindo para a promoção da Justiça e a garantia de direitos em todas as regiões do Amazonas.

Fonte: Ascom MPAM – Elvis Chaves

iGuanambi

Recent Posts

Guajeru realiza 2ª Semana do Meio Ambiente com palestras sobre manejo sustentável no semiárido

A Prefeitura de Guajeru realiza, no dia 23 de maio, a 2ª Semana do Meio…

38 minutos ago

Jerônimo Rodrigues inaugura ampliação de leitos no Hospital Geral de Guanambi, nesta quarta (13)

O governador Jerônimo Rodrigues cumpre agenda no município de Guanambi nesta quarta-feira (13), a partir…

6 horas ago

Após pedido de Ivana Bastos, SAC Móvel chega aos municípios e ultrapassa 24 mil atendimentos

“Eu precisava tirar minha identidade nova fazia tempo, mas, com dores nas pernas, era difícil…

6 horas ago

Igor Kannário nos festejos de Santa Cruz em Malhada

[gallery size="full" link="file" ids="165141,165142,165143,165144,165145,165146,165147,165148,165149,165150,165151,165152,165153,165154,165155,165156,165157,165158,165159,165160,165161,165162,165163,165164,165165,165166,165167,165168,165169,165170,165171,165172,165173,165174,165175,165176,165177,165178,165179,165180,165181,165182,165183,165184,165185"]

6 horas ago

Câmara de Guanambi aprova projetos voltados às mulheres, inclusão social e desenvolvimento urbano

Na Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (12), a Câmara Municipal de Guanambi aprovou importantes Projetos…

8 horas ago

Pindaí inaugura Escola de Tempo Integral Joana Maria de Jesus na comunidade da Tábua

A noite de sexta-feira, 8 de maio, foi marcada pela inauguração da Escola de Tempo…

1 dia ago