A secretaria municipal de saúde de Matina realizou, nesta terça-feira, dia 11 de fevereiro, reunião com profissionais que atuam na área da saúde, para apresentar e discutir o novo modelo de financiamento, regras e indicadores de desempenho, instituído pelo ministério da saúde, do governo federal e que passa a vigorar neste mês. O encontro foi realizado no auditório da câmara municipal de vereadores e contou com a presença do secretário municipal de saúde Mazinho, dos médicos Dr. Lula e Dr. Deivid Smith, também do administrador do e-sus Edmilson Pereira e da coordenadora da atenção básica de Matina Silvana Teixeira Donato, além de enfermeiros, agentes comunitários de saúde e demais profissionais que desenvolvem ações estratégicas na área da saúde em Matina.

Novo modelo de financiamento para Atenção Primária à Saúde (APS).

O novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) busca ampliar o acesso da população aos serviços de saúde para garantir a universalidade do SUS. O foco é atender às necessidades e prioridades epidemiológicas, demográficas, socioeconômicas e espaciais, entre outras. Isso será estimulado por meio do componente de capitação ponderada, que considera as diferentes características da população cadastrada e as particularidades dos territórios, de acordo com a classificação geográfica do IBGE, assim proporcionando equidade na forma de transferência dos recursos aos municípios.

A proposta também visa melhorar a qualidade da APS na medida em que tem como um de seus pilares a valorização do trabalho das equipes e serviços para o alcance de resultados em saúde (componente pagamento por desempenho), além de incentivar avanços na capacidade instalada (informatização) e na qualidade da atenção (residências).

A experiência internacional mostra que pagamento por desempenho melhora no registro de usuários, na redução nas falhas de tratamento, no controle de doenças crônicas; na melhora nas ações de rastreamento, na prescrição de medicamentos e na redução nas internações de emergência para condições incentivadas.

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Matina

Comente via Facebook!