Uma estranha história envolvendo o nome de Pedro Bial está circulando nas redes sociais, principalmente no Facebook, desde o dia 8 de agosto de 2019. Nela, é mencionado que o apresentador teria marcado 30 gols contra um time de crianças em cadeiras de rodas. Apesar disso, Bial teria doado cerca de R$ 5 mil para o evento.

Pedro Bial também teria dito para a imprensa local, que queria quebrar o recorde do jogador Falcão! Qual recorde? Um relacionado ao maior número de gols em uma única partida.

Confira abaixo, a publicação do principal responsável por disseminar tal história, no Facebook:

A publicação, que estava acompanhada de uma imagem de Pedro Bial, supostamente no evento, viralizou. Aliás, ela chegou ao nosso conhecimento através do nosso grupo, no Facebook!

Entretanto, será que essa história é realmente verdadeira? Pedro Bial teria agido de forma vexatória num evento beneficente envolvendo crianças em cadeiras de rodas? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! A história é totalmente fantasiosa! Pedro Bial não marcou 30 gols numa partida de futebol, tampouco agiu dessa forma contra crianças em cadeiras de rodas. Não há qualquer informação credível sobre isso na imprensa. Até mesmo porque, caso isso acontecesse, com certeza seria destaque em sites que cobrem o chamado “mundo das celebridades”. Além disso, a imagem que acompanha a publicação foi tirada de contexto! Enfim, esse texto é um completo desastre, e jamais deveria ser compartilhado.

Embora muitas pessoas tenham interpretado isso de maneira satírica (considerando o caráter absurdo da história), tantas outras, por viés de confirmação, taxaram, por exemplo, Pedro Bial de “monstro” e “babaca”. Sim, há uma quantidade expressiva de pessoas que estão acreditando nessa história simplesmente porque não gostam do apresentador ou então porque realmente acham que ele possa ter feito isso por algum motivo.

A Verdade Sobre a Imagem Utilizada na Publicação

Por mais que desde o início essa história soasse totalmente desproporcional do ponto de vista moral e ético, ainda mais vindo de alguém amplamente respeitado na imprensa brasileira, a publicação tem um caráter difamatório e calunioso. Ela tenta se passar como verdadeira ao utilizar uma imagem, na realidade um frame de um vídeo, onde mostra Pedro Bial numa quadra coberta sendo entrevistado.

No entanto, o vídeo em questão não tem nenhuma relação com o futebol ou especificamente com crianças que possuíssem quaisquer limitações motoras. Ele foi originalmente publicado pelo canal “Mural da Fama by Cleomir Tavares“, no YouTube, em dezembro de 2015Na época, Pedro Bial participou do chamado “Basquete das Estrelas da Rocinha”, um evento beneficente organizado todos os anos pelo ex-jogador Almir “Vitamina”, no Rio de Janeiro/RJ, com a intenção de arrecadar brinquedos e tirar as crianças da rua, participando de aulas de basquete! Portanto, o vídeo é basicamente uma reportagem sobre o evento.

Confira o vídeo abaixo:

Os atores Heitor Martinez e Jorge Pontual também participaram do evento! Eles jogaram no time do Almir e mostraram intimidade na quadra. O ex-jogador da Seleção Brasileira de Basquete, Miguel Ângelo da Luz, também foi prestigiar o evento.

O Maior Número de Gols em uma Única Partida de Futebol

Há uma outra informação falsa na publicação. Falcão não é o recordista em número de gols em uma única partida de futebol, presumivelmente, de salão. Contudo, esse recorde pode variar de acordo com a categoria. Se estivéssemos falando de uma partida oficial de futebol de salão, o recordista seria o jogador brasileiro Valdin, que marcou 20 gols contra Timor Leste, nos Jogos da Lusofonia de 2006. Na ocasião, o Brasil venceu Timor Leste por um placar de 76 x 0!

Agora, se estivéssemos falando de uma partida oficial de futebol de grama, esse recorde pertenceria ao australiano Archie Thompson, que marcou 13 gols pela Austrália contra o time de Samoa Americana, em 2001. Na ocasião, a Austrália venceu Samoa Americana por um placar de 31 x 0!

Conclusão

Falso! Pedro Bial não marcou 30 gols em uma partida de futebol, tampouco agiu dessa forma contra crianças em cadeiras de rodas. Além disso, a imagem que acompanha a publicação foi tirada de contexto! Na verdade, a imagem é um frame de uma reportagem publicada em dezembro de 2015, no YouTube. A reportagem abordava o chamado “Basquete das Estrelas da Rocinha”, um evento beneficente organizado todos os anos pelo ex-jogador Almir “Vitamina”, no Rio de Janeiro/RJ, com a intenção de arrecadar brinquedos e tirar as crianças da rua. Pedro Bial participou do evento juntamente com os atores Heitor Martinez e Jorge Pontual.

Para completar, Falcão não é o recordista em número de gols em uma única partida oficial de futebol de salão ou de grama. Tais recordes pertencem, respectivamente, ao brasileiro Valdin e ao australiano Archie Thompson.

 

Fonte: E-farsas

Comente via Facebook!