Categories: NacionalNotícias

Câmara pode votar projeto que regulamenta profissão de tradutor de Libras

A Câmara dos Deputados pode votar hoje o Projeto de Lei 9382/17, da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que regulamenta a profissão de tradutor, guia-intérprete e intérprete de Libras. A sessão está marcada para as 13h55.

O projeto é um dos itens prioritários da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, segundo pauta apresentada nesta segunda-feira (21), quando se comemorou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A proposta foi aprovada no ano passado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, na forma de um substitutivo. Entre outras medidas, o texto estabelece que o exercício da profissão é privativo das pessoas com formação superior específica nessa área ou superior em outras áreas (nesses casos, serão exigidos diplomas de extensão, formação continuada ou especialização com carga horária mínima de 360 horas, além de aprovação em exame de proficiência).

O texto mantém o exercício da profissão de quem não tem formação superior, mas foi habilitado nos termos da legislação vigente e tem diplomas de cursos de extensão ou formação continuada na área.

Em relação à carga horária, a proposta determina jornada de seis horas diárias ou 30 horas semanais para os profissionais. Nos casos de tradução e interpretação superior a uma hora de duração, é exigido o revezamento de, no mínimo, dois profissionais.

Além disso, o texto inclui na legislação a profissão de guia-intérprete, que domina a comunicação utilizada por pessoas com surdocegueira.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

iGuanambi

Recent Posts

Deputado Charles Fernandes cumpre intensa agenda em municípios baianos e reforça diálogo com lideranças

O deputado federal Charles Fernandes encerrou mais um final de semana de intensa agenda de…

5 dias ago

Prefeito Pedro Malheiros se reúne com Rowena Brito e reforça articulações para Sebastião Laranjeiras

O prefeito de Sebastião Laranjeiras, Pedro Malheiros, realizou uma visita à liderança política Rowena Brito,…

5 dias ago

Alunos da rede municipal de Pindaí participam de atividades interativas com Caminhão Educativo da Neoenergia

Nesta semana, alunos da rede municipal de Pindaí participaram de uma programação educativa promovida pelo…

5 dias ago

Pindaí se mobiliza em grande ação pela educação: carreata e caminhada marcam luta da equipe busca ativa escolar contra a evasão

Na manhã desta segunda-feira (20), o município de Pindaí foi tomado por um movimento vibrante…

5 dias ago

Prefeitura de Urandi entrega pacote de obras e ações em diversas áreas e reforça investimentos no município

A Prefeitura de Urandi realizou, no último sábado (17), a entrega de um conjunto de…

5 dias ago

Prefeita Valdinha participa de assembleia regional e garante avanço para o setor produtivo de Iuiu

Na manhã desta sexta-feira (17), a prefeita Valdinha, acompanhada do secretário de Agricultura, Robson Barbosa,…

1 semana ago