Notícias

Site do Ministério da Saúde é alvo de hackers, e ConecteSUS deixa de exibir dados de vacinação

Usuários do ConecteSUS relataram, na manhã desta sexta-feira (10), que os comprovantes de imunização não estão aparecendo no aplicativo. Outros disseram que não conseguem sequer entrar no aplicativo.

Os relatos começaram a surgir pouco após um ataque hacker aos site do Ministério da Saúde e do ConecteSUS. Nas duas páginas, os invasores escreveram que o portal sofreu um “ransomware” e que “50 TB de dados foram copiados e excluídos”. Pouco antes das 7h, a mensagem não era mais exibida nos sites, mas eles continuavam inacessíveis.

Ransomware é um tipo de malware (vírus) que sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, o que dificultar rastrear o criminoso.

Este tipo de “vírus sequestrador” age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso.

O ConecteSUS é o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, exigido para acessar locais públicos em diversos locais do país. Até o momento, o comprovante é exigido em 19 capitais do Brasil.

 

Grupo assume ataque

O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético e deixou a seguinte mensagem: “nos contate caso queiram o retorno dos dados”.

Antes do fim da madrugada, a mensagem ficou intermitente até sumir dos dois portais. Mas os sites permaneceram fora do ar.

O Ministério da Saúde ainda não se posicionou sobre o ataque.

Fonte: G1

iGuanambi

Recent Posts

Dra. Lara Fernandes amplia diálogo com o agro e fortalece presença no Sudoeste baiano

GUANAMBI (BA) — A passagem da vereadora de Vitória da Conquista e candidata a deputada…

2 dias ago

Riacho de Santana realiza nova edição do PAA com apoio à agricultura familiar

Riacho de Santana realizou, nesta quarta-feira, mais uma edição do Programa de Aquisição de Alimentos…

3 dias ago

Associação das Várzeas e Solidão recebe trator e implementos agrícolas em Riacho de Santana

A Associação das Várzeas e Solidão, em Riacho de Santana, recebeu no último fim de…

3 dias ago

Riacho de Santana amplia oferta de cirurgias e registra 611 cirurgias oftalmológicas e 371 procedimentos no Hospital Municipal

A Prefeitura de Riacho de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o…

3 dias ago

Malhada entrega 18 veículos e inaugura novos serviços públicos para a população

A Prefeitura de Malhada realizou a entrega oficial de 18 novos veículos para reforçar a…

3 dias ago

Iuiu abre inscrições para famílias interessadas no Serviço de Família Acolhedora

O município de Iuiu está com inscrições abertas para famílias interessadas em participar do Serviço…

3 dias ago