Notícias

Bahia fecha trimestre com redução de 14,3% no número de mortes violentas

A redução no número de mortes em dezembro de 2021 em relação ao mesmo período de 2020 seguiu a tendência dos meses anteriores e fez a Bahia fechar o último trimestre com os menores números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) do ano. No último trimestre, a diminuição foi de 15%, passando de 1487 casos para 1274 na comparação entre os dois anos. A diferença representa a preservação de 213 vidas no período.

A categoria – que reúne homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte – apresentou diminuição no mês de dezembro em todo o estado, passando de 467 casos em 2020 para 393 este ano. Em Salvador, a queda nos índices foi de 38,5% (de 117 para 72), e de 15% no interior, com redução de 313 para 266 mortes.

A tendência de queda teve início ainda em outubro, quando os CVLIs passaram de 522 em 2020, para 466 este ano (-22%), e seguiu em novembro, com a redução de 18% (de 498, em 2020, para 415, em 2021).

“Esse é o resultado de muito esforço, do envolvimento das equipes policiais e dos investimentos realizados ao longo do ano, unidos ao trabalho de investigação e inteligência que ajudou a identificar os principais grupos responsáveis pelos crimes”, destacou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

“Com isso fechamos o último trimestre com índices menores do que os registrados no mesmo período que 2020. A expectativa é que, em 2022, a gente ainda colha os frutos desse trabalho, e que segue de forma intensa em toda a Bahia”, finaliza o gestor.

O primeiro final de semana de 2022 manteve a tendência de queda, com diminuição de 22,9% nos casos de Crimes Violentos Letais e Intencionais na Bahia, comparado ao mesmo período de 2021.

Nos dias 1 e 2 de janeiro de 2022 foram computadas 27 ocorrências, contra 35 do ano anterior.  A Região Metropolitana de Salvador (RMS) – composta por 13 cidades – registrou o menor número de casos (3), seguido da capital (4) e interior (20).

Fonte: Bahia Notícias

iGuanambi

Recent Posts

UNEB promove Palestra e Talk show sobre empreendedorismo com Helen Costa e Hugo Costa

Na noite da última quarta-feira (08), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII,…

2 dias ago

Após luta de Ivana Bastos e prefeito de Caculé, estrada Caculé/Condeúba avança com licitação publicada

O tão sonhado asfalto no trecho da BA617, que liga os municípios de Caculé e…

2 dias ago

Sicoob é destaque no reconhecimento anual de Agentes Financeiros do BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reconheceu o Sicoob em cinco categorias…

2 dias ago

Jovem de 25 anos morre após acidente de moto na zona rural de Guanambi

Um jovem de 25 anos morreu após um acidente de motocicleta na manhã desta quinta-feira…

2 dias ago

Trabalho de Ivana Bastos garante importantes avanços para o abastecimento de água em Guanambi e demais municípios

O compromisso do mandato de Ivana Bastos com a ampliação do acesso à água de…

3 dias ago

Câmara de Guanambi aprova projeto que prevê cassação de alvará para postos que venderem combustível adulterado

A Câmara Municipal de Guanambi aprovou, na sessão desta segunda-feira (7), o Projeto de Lei nº…

4 dias ago