A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na noite dessa sexta-feira (25), o 1º Fórum dos Direitos da Mulher, com a participação de um grande público, autoridades e setores representativos da sociedade matinense.
A Secretaria Cassia Santana abriu o evento falando da necessidade da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da criação de uma Rede de Segurança e Defesa da Mulher envolvendo instituições e órgãos públicos.
Compondo a mesa, além da secretária Cassia Santana, a Prefeita Olga Gentil, a deputada Ivana Bastos, Jaílma Fernandes (esposa do deputado federal Charles Fernandes), o Sub-tenente Marinho da Polícia Militar e o secretário Municipal de Administração Mateus Fernandes.
Em um trecho do seu discurso a prefeita declarou: “O Conselho de Proteção aos Direitos da Mulher, precisa nascer dessa realidade latente, dessas demandas vivenciadas em nosso meio; precisa ter funcionamento pleno, para minimizar sofrimentos e ser âncora de segurança, de garantia de direitos e de melhoria da qualidade de vida da mulher matinense.”
Ivana Bastos falou do seu trabalho como deputada e dos esforços que vem desenvolvendo na Assembléia Legislativa para fortalecer as garantias e direitos da mulher baiana e destacou que essas conquistas estão sendo incorporadas à legislação; mas que a luta é diária, porque foram séculos de dominação, de maus tratos e de negação de direitos.
Do Fórum de discussões participaram: Jaílma Fernandes, a professora Fernanda Xará, o subtenente Marinho, o Padre Marcones, a prefeita Olga, a Professora Maria José, a professora Ediamir Cruz, a sindicalista Lucinéia Souza e Jane, representante da Associação do Bumba.
Considerado um sucesso, o evento terminou com a escolha de 04 membros da sociedade civil que vão compor o Conselho da Mulher com os três outros nomes que serão indicados pelo poder público.

Fonte: Ascom/Matina