Notícias

Em janeiro e fevereiro deste ano, Canil de Guanambi castrou 84 cães e atendeu mais de 200 animais

O CCNCG – Centro de Controle de Natalidade Canina contabilizou até o dia 28 de fevereiro, o recolhimento de 130 cães de rua e recebeu, através de demanda da população 145, totalizando 275 animais. Neste período foram castrados 31 machos e 53 fêmeas, totalizando 84, além de 28 tipos variados de procedimentos cirúrgicos. Neste período, apenas 5 cães foram adotados.

“É preciso compreender nossa limitação de capacidade de atendimento, conscientizar a população sobre a importância adoção responsável”, destaca Dácio Plácido responsável pelo canil.

Foram realizados ainda 169 testes em domicílios nos bairros Santo André e Gurungas, tendo resultados positivos para leishmaniose em 29 animais (17,2%) estavam com calazar. Em 162 animais recolhidos nas ruas submetidos aos testes rápido, 40 deram positivo (25%) para a doença.

O Canil como é mais conhecido CCNCG, tem papel fundamental na estratégia de saúde pública que vai muito mais além do recolhimento do animal nas ruas: Programa de Controle de Natalidade Canina, visando a redução populacional canina errante e o Programa de Vigilância, Prevenção e Controle da Leishmaniose, fundamental para o combate ao calazar.

A execução integrada desses programas fortalece as ações de vigilância em saúde, contribuindo para a redução de riscos sanitários, a proteção da saúde humana e animal e o cumprimento das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: ASCOM

iGuanambi

Recent Posts

Governo lança plataforma para facilitar obtenção da CNH

O ministro dos Transportes, George Santoro, lançou, nesta quarta-feira (6), a Nova Jornada do Instrutor, parte…

1 dia ago

Bahia lidera ranking das infrações por ultrapassagem proibida nas rodovias federais do Brasil

A pressa fez muita gente ultrapassar de forma proibida em 2025. A Bahia é o…

1 dia ago

Secretaria de Meio Ambiente de Guanambi apura desmatamento nas margens da Barragem Poço do Magro

Após serem acionados por populares e moradores locais, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de…

1 dia ago

Deputado Charles Fernandes percorre municípios do interior com agenda voltada a parcerias, demandas e fortalecimento regional

O deputado federal Charles Fernandes (PSD) cumpriu, neste final de semana, uma extensa agenda de…

2 dias ago

Empresa Viracopos Aeroportos Brasil assumirá gestão do Aeroporto de Guanambi no segundo semestre

Uma equipe técnica da empresa Viracopos Aeroportos Brasil, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de…

2 dias ago

Projeto de Lei que garante a disponibilização de Kits Sensoriais nas escolas da rede pública municipal é aprovado pela Câmara de Guanambi

A Câmara Municipal de Guanambi aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei nº 026/2026, de…

2 dias ago